O embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía, esteve em Belo Horizonte esta semana, para inaugurar o escritório ProChile. Na cerimônia, foi comemorado o aditivo ao Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, aprovado pelo pelo Senado Federal em setembro. O documento abrange 17 temas de natureza não tarifária como assuntos institucionais e solução de controvérsias; comércio transfronteiriço de serviços; comércio eletrônico; telecomunicações.
O instrumento, que passa a vigorar no ano que vem, deve contribuir para o desenvolvimento dos negócios entre os dois países. O processo todo durou três anos e cinco meses, sendo considerado pelo embaixador uma ação pioneira e favorável. “Estamos aguardando uma decisão definitiva dessa negociação entre os dois países desde abril de 2018, quando iniciaram-se as tratativas”, relembra.
“Mesmo antes do acordo, Chile e Brasil têm uma boa relação de negócios em vários setores, principalmente
no setor de agronegócio e da mineração. Agora, com o livre comércio, iremos ampliar nossa rede de empreendedorismo com pequenas, médias e grandes empresas e em diversos setores”, explica.
A partir de 25 de janeiro de 2022, o acordo de livre comércio entre Chile e Brasil passa a entrar em vigor.
“Um acordo de 24 capítulos aprimorados como, por exemplo, facilitação ao comércio, oferecendo uma
nova estrutura legal, transparência nas negociações, certificação digital de origem, facilitação de comércio,
ou seja, uma gama de facilitadores para que os empresários de pequenas, médias e grandes empresas
possam desenvolver negócios sem complicações”, pontua.
Mais exportações
O escritório ProChile de Belo Horizonte tem o objetivo de fortalecer as relações comerciais entre Minas Gerais e o Chile. É o segundo do tipo no Brasil, o primeiro fica em São Paulo. A organização é do Ministério das Relações Exteriores do Chile para assuntos ligados à promoção da exportação de bens, produtos e serviços.
Em um ano e quatro meses, o escritório comercial intensificou a presença do Chile no Brasil. “Os escritórios de São Paulo e Belo Horizonte são responsáveis por trabalharem juntos com a Embaixada do Chile no Brasil em Brasília. Isso faz com que aumente a presença chilena nos negócios em todos os estados do País. Atualmente, temos negócios no Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e em outros estados”, enfatiza o embaixador do Chile.
Para 2022, a expectativa é de participação de vários outros eventos e feiras de empreendimentos, além de um importante evento para o serviço de mineração em 2023.
Deixe seu comentário