Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente chinês, Xi Jinping, conversou com o presidente da República do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, em Beijing, na sexta-feira.
Observando que a amizade China-Suriname tem uma longa história e resistiu ao teste do tempo, Xi disse que o Suriname foi um dos primeiros países caribenhos a estabelecer laços diplomáticos com a China, estabelecer uma parceria estratégica com a China e assinar o plano de cooperação do Cinturão e Rota com a China.
Os dois países sempre se respeitaram e se trataram como iguais, tornando-se um modelo de cooperação Sul-Sul, disse ele, acrescentando que a China está disposta a trabalhar com o Suriname para consolidar ainda mais a confiança política mútua, fortalecer a cooperação econômica e comercial, expandir os intercâmbios culturais e interpessoais, intensificar a coordenação internacional e impulsionar uma parceria estratégica de cooperação mais estreita entre a China e o Suriname para melhor beneficiar os dois povos.
Xi enfatizou que a China aprecia muito a amizade do Suriname e seu firme apoio à China em questões relacionadas aos interesses centrais e às principais preocupações do país. Ele acrescentou que a China também apoia firmemente o Suriname na salvaguarda de sua soberania e independência nacionais e na escolha independente de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.
A China está disposta a continuar a compreender e apoiar-se mutuamente com o Suriname, a manter intercâmbios de alto nível, a aumentar os intercâmbios amistosos entre vários departamentos, órgãos legislativos e partidos políticos e a melhorar o intercâmbio de experiências em governança, segundo Xi.
“A China dá as boas-vindas à entrada de mais produtos surinameses distintos e de alta qualidade no mercado chinês e está pronta para aprofundar a cooperação com o Suriname na construção conjunta do Cinturão e Rota, aumentar a sinergia das estratégias de desenvolvimento e expandir a cooperação em comércio, investimento, agricultura, energia, mineração, construção de infraestrutura e economia digital para trazer benefícios mais tangíveis aos dois povos”, disse Xi.
Observando que o Suriname é um dos países com o maior número de chineses no exterior no Caribe e o primeiro país do Hemisfério Ocidental a marcar o Ano Novo Chinês como feriado oficial, Xi disse que os dois lados devem continuar a incentivar intercâmbios culturais e interpessoais, facilitar o intercâmbio de pessoal e construir conjuntamente Institutos Confúcio.
Os dois países devem fortalecer a cooperação subnacional e enriquecer constantemente o conteúdo dos intercâmbios e da cooperação bilaterais, acrescentou.
Xi disse que a China está pronta para trabalhar com o Suriname e com outros países em desenvolvimento para fortalecer a coordenação multilateral, a solidariedade e a cooperação, salvaguardar os interesses comuns, alcançar o desenvolvimento comum e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
A China atribui importância ao desenvolvimento das relações com os países caribenhos, apoia os países caribenhos na busca de prosperidade e desenvolvimento e na melhoria do bem-estar das pessoas e está pronta para continuar a fornecer assistência dentro de sua capacidade para o desenvolvimento econômico e social dos países da região, disse Xi.