Getting your Trinity Audio player ready...
|
Por Fernando Massanori
Wine South América (WSA) é uma feira de negócios de vinhos que, em sua quarta edição, aconteceu entre os dias 12 a 14 de setembro de 2023, em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.
Em plena semana Farroupilha, a WSA reuniu mais de 360 marcas nacionais e internacionais, confirmando a vocação da feira de ser uma plataforma de negócios para o mundo do vinho. Durante os três dias de eventos, mais de 7.000 compradores de todos os Estados e de 22 países participaram da programação, gerando 1.500 reuniões de negócios. Entre os destaques internacionais havia o pavilhão da Itália, promovido pela Agência do Governo Italiano para a consolidação e o desenvolvimento econômico-comercial das empresas italianas nos mercados internacionais (ICE-ITA); os estandes coletivos da Argentina, promovido pelo Consejo Federal de Inversiones (CFI) e ProMendoza; e do Chile, promovido pelo Prochile. Além disso, a WSA contou com vinícolas do mundo todo. Inclusive, de Brasília o vitivinicultor Ronaldo Triacca, um dos sócios da Vinícola Brasília estava lá a convite da Apex Brasil, no Projeto Comprador Wines of Brazil, Rodada Internacional. Declarou que foi “mostrar o potencial do terroir de Brasília a importadores estrangeiros.”
Com compradores qualificados e programação robusta, promoveu mais de 1.500 reuniões de negócios no “Projeto Comprador”. Segundo Raquel Fronza, assessoria de imprensa da WSA, “as iniciativas superaram as expectativas e geraram mais de R$ 50 milhões em negócios para o setor vitivinícola”. Repercutindo os louros, Marcos Milaneze, diretor da WSA diz que “Recebemos aqui na Serra Gaúcha os principais compradores de redes supermercadistas, lojas especializadas, hotéis e restaurantes conceituados de todas as regiões do Brasil, além de importadores e contou com rótulos de 20 países, sendo eles: África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai e, claro, Brasil”.
Além de conferir as novidades do setor vitivinícola e realizar negócios, os visitantes da WSA tiveram acesso a uma série de eventos paralelos, com palestras, masterclass e degustações dirigidas. Eu participei do lançamento dos vinhos espumantes da segunda Denominação de Origem (DO) do Brasil, a DO Altos de Pinto Bandeira. Essa DO é somente para vinhos espumantes e na masterclass foram lançados e degustados 4 excelentes vinhos espumantes elaborados naquela DO.
Além de produtores de vinhos, espumantes e sucos de uva, integraram o rol de expositores os setores de azeite de oliva, de cachaça, de acessórios para vinho e maquinário para elaboração de vinhos. Os visitantes também tiveram acesso a novidades do setor, como vinhos sem álcool da Vinoh – Vinhos Desalcoolizados. Esse estande esteve lotado de curiosos todos os dias.
A diversidade e a qualidade dos vinhos nacionais puderam ser conferidas em diversos pontos desta edição. A Campanha Gaúcha, por exemplo, localizada na fronteira com a Argentina e o Uruguai, consolida-se ano a ano surpreendendo cada vez mais pela qualidade de seus vinhos, premiados no Brasil e exterior. Oito das vinícolas que fazem parte da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha: Vinícola Batalha, Bodega Sossego, Campos de Cima, Dom Pedrito, Dunamis, Guatambu, Peruzzo e Pueblo Pampeiro marcaram presença na WSA.
Santa Catarina esteve representada pela Fundação da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (Progoethe) e Vinhos de Altitude. Outras regiões produtoras de vinhos puderam ser conhecidas pelos visitantes no estande “Terroirs do Brasil”, viabilizado pelo Sebrae Nacional. A iniciativa reuniu 20 vinícolas do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco. Lá encontrei a enóloga Izanete Bianchetti Tedesco, da Adega Bianchetti Tedesco, vinícola orgânica em pleno sertão nordestino, com seus excelentes vinhos e o suco de cana-de-açúcar que é exportado para a Alemanha.
A WSA teve o patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves, do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e de outras empresas que movimentam a economia do Rio Grande do Sul.