Getting your Trinity Audio player ready...
|
O The Global New Economy Forum, em parceria com o Diplomacia Business, realizou, nesta quarta-feira (30), o webinar “Liderança Internacional Feminina”. O evento contou com mulheres que se destacam nas áreas da política, negócios, ciências, educação e comunicação. Estiveram presentes diversas especialistas, autoridades políticas, diplomáticas e empresariais, além de representantes do terceiro setor.
Conduzido pelo jornalista Victor Borges, o evento iniciou ouvindo as vice-governadoras Regina Souza, do Piauí; Luciana Santos, de Pernambuco, e Daniela Reihner, de Santa Catarina. Além de relatarem suas experiências, abordaram o panorama da participação da mulher na política brasileira.
Na sequência, foi a vez da Ministra Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ela é a primeira mulher a ocupar a Presidência do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Em sua aula magna, tratou dos desafios da mulher no sistema legislativo do Brasil.
O segundo bloco foi aberto pela juíza Amini Hadda, seguida da médica Socorro Gross, representante da Organização PanAmericana de Saúde (OPAS). Ela analisou os desafios para as mulheres apresentados pela pandemia de covid-19. Conforme destacou, o número de mulheres à frente de ministérios da saúde ainda muito poucas no mundo.
No painel dedicado ao tema “Mulheres Empreendedoras”, se pronunciaram: Paula Redondo, Representante da Bolsa de Valores de Luxemburgo, Lívia Moura, do LIDE-DF e escritório de advocacia Nelson Williamns, Sandra Barros, da Cooperativa de Extrativismo da Amazônia, Nancy Assad e Karin Reiter (SIMPI) e Tamires Sampaio, da Frente Nacional Antirracista.
A CEO da FreedomME, Frascesca Giobbi, abordou os desafios do empreendedorismo para as mulheres, e explicou como a plataforma gratuita desenvolvida por ela une empresários aos consumidores e oferece oportunidades de negócio.
Fechando o evento, o painel “Lideranças em Relações Internacionais” contou com a análise das participantes sobre a questão de gênero na área pública e de relações exteriores.
Fizeram uso da palavra Lúcia Langer, conselheira da Embaixada da República Tcheca; Laura Mbeng, Embaixatriz de Camarões; Jelena Blazevic, conselheira da Embaixada da Sérvia; Judith Shildberger, conselheira da embaixada da Áustria, e Sandra Magalhães, conselheira Embaixada de Portugal.
Elas abordaram sobre as políticas públicas de seus países para inclusão da mulher.
Conforme destacou Victor Borges, o objetivo do evento foi “mostrar como as mulheres em várias partes do mundo tem sido decisivas em liderar nas áreas pública e privada”.