Getting your Trinity Audio player ready...
|
No dia 16 de outubro será inaugurado o Centro de Estudos Palestinos (CEPal) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No evento, estarão presentes as professoras que organizaram a criação do CEPal, Arlene Clemesha, do Departamento de Letras Orientais, e Adma Fadul, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Confirmaram participação o professor Paulo Sérgio Pinheiro, do Departamento de Ciência Política, ex-secretário de direitos humanos e membro da Comissão Nacional da Verdade, e Francisco Rezek, ex-ministro das Relações Exteriores, do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça. Além disso, estará o escritor palestino Atef Abu Saif.
Atef, nascido no campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza, é formado pela Universidade de Birzeit, na Cisjordânia, pós-graduado na Universidade de Bradford, Inglaterra, e no Instituto Universitário Europeu de Florença, Itália. No dia da inauguração, o autor lançará um “diário de genocídio”, Quero estar acordado quando morrer: diário do genocídio em Gaza, publicado pela Editora Elefante.
A criação do CEPal foi aprovada pela Congregação da FFLCH no dia 27 de junho. Para a identidade visual do Centro, foi promovido um concurso de criação de logotipo que ficou aberto à comunidade USP durante os meses de agosto e setembro.
Os objetivos do CEPal são a produção de pesquisas que tenham como tema central a questão palestina em pontos de vista de áreas diversas de humanidades, promoção de cursos e palestras, organização de grupos de estudo, intercâmbios entre palestinos e brasileiros e fornecer respostas às questões levantadas pelos veículos de informação e mídias.
O evento ocorrerá no Auditório Nicolau Sevcenko, na Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária USP, a partir das 17h30, dia 16 de outubro.
Fonte: FFLCH/USP (Pedro Seno).