Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Dinamarca no Brasil agora produz de forma sustentável energia elétrica para alimentar todas as instalações do complexo diplomático. Construída no gramado da embaixada, uma usina fotovoltaica formada por 166 painéis solares e com capacidade média de 50kW por mês começou a operar na semana passada.
“Estamos muito felizes em adotar uma fonte de energia verde na Embaixada da Dinamarca. Somos, desde 2021, uma das representações diplomáticas escolhidas pelo Ministério de Relações Exteriores para promover soluções dinamarquesas para um futuro mais sustentável. Nada mais adequado do que começar esse trabalho em casa”, explica o embaixador Nicolai Prytz.
Desde 2010, a Embaixada da Dinamarca usa energia gerada por painéis solares para aquecer a água no complexo diplomático. A usina fotovoltaica irá produzir energia para suprir o restante da demanda. A energia excedente será transferida para a rede elétrica de Brasília, tornando-se créditos com validade de três anos. Esses créditos poderão ser usados nos meses em que a embaixada consumir mais energia do que a gerada pela usina.
Em visita oficial ao Brasil, o embaixador climático da Dinamarca, Tomas Anker Christensen, participou da inauguração oficial da usina, realizada nesta terça-feira (22). “As embaixadas são o nosso cartão de apresentação em outros países. É muito importante que elas adotem iniciativas sustentáveis, como a utilização de energia limpa. Esta é a década para ações climáticas e temos que agir de acordo com as ideias que defendemos. Isso mostra que estamos comprometidos quando se trata de mudar nossos próprios comportamentos”, destaca Christensen.
Embaixada verde
A Embaixada da Dinamarca no Brasil faz a separação dos resíduos gerados. O lixo orgânico é depositado em uma composteira que produz adubo para os jardins do complexo diplomático. Os resíduos recicláveis são doados para a cooperativa Recicla + Brasil. Além disso, a embaixada não utiliza copos plásticos e adotou uma política de reduzir os materiais impressos. Nos casos em que é essencial, as impressões são feitas em papel reciclável.
* Com informações da Embaixada da Dinamarca.