Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Maranhão foi escolhido para sediar a missão anual dos Embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil. A visita, que teve início na quarta-feira (3) e segue até o domingo (7), tem o objetivo de conhecer de perto as oportunidades e perspectivas de cooperação econômica, comercial e acadêmica com o Estado.
Hoje, eles participaram de reunião com representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) entre outras instituições. O encontro aconteceu no auditório do Centro Caixeiral, da Uema, localizado na Rua da Palma, Centro Histórico de São Luís. Também participaram representantes da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma).
O reitor da Uema, Walter Canales, afirmou que o encontro é uma oportunidade ímpar de apresentar universidades maranhenses. “Por meio deste encontro podemos pensar estratégias de aumentar a internacionalização das nossas universidades. Esta é uma medida muito importante para quem quer um ensino de qualidade, para quem quer desenvolver os alunos, para quem quer melhorar a pós-graduação e a pesquisa dentro da universidade”, disse.
A missão ao Maranhão é coordenada pela embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, com o embaixador da Bélgica, Peter Claes. Também participam os embaixadores da Polônia, Lituânia, Grécia, Itália, Países Baixos, Eslováquia, Malta, Finlândia, Croácia, Alemanha, Portugal, Eslovênia, República Tcheca, Suécia e Espanha.
A embaixadora da Espanha no Brasi, Mar Fernández-Palacios, classificou como produtivo o encontro dessa quarta-feira (3). “Pudemos falar dos programas de cooperação acadêmica e universitária que temos na União Europeia e que podemos utilizar aqui no Maranhão. Foi uma reunião ótima. Ficamos muito esperançosos de poder continuar ampliando essa colaboração entre as nossas universidades”, informou.
Além das reuniões com instituições de ensino, a programação dos embaixadores no Maranhão prevê visita ai Porto de Itaqui, encontros com autoridades estaduais e dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) para apresentação sobre a economia estadual e as perspectivas de cooperação e parceria entre o Estado e a União Europeia.
O programa da missão abrange também as visitas ao futuro Porto de Alcântara, onde serão apresentados os projetos de infraestrutura implementados pela Secretaria de Projetos Especiais do Porto, e ao Centro de Lançamentos de Alcântara.
Os embaixadores também devem visitar os Lençóis Maranhenses e apreciar as tradições da cultura e folclore local.
Fonte: Governo do Maranhão.