O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Manaus assinaram nesta terça-feira, 22/11, um termo de cooperação técnica para a iniciativa das ações socioprodutivas da #AgendaCidadeUNICEF – Manaus. O projeto visa ao estabelecimento de políticas públicas nos próximos três anos para crianças e adolescentes que residem no bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste da capital amazonense.
O ator Bruno Gagliasso, embaixador do UNICEF no Brasil, esteve em Manaus para a assinatura do termo de cooperação. “Quando falamos de ser humano, falamos de ações. E essa ação depende de cada um que está nesse acordo porque todos têm uma importância muito grande nesse processo. Eu fico muito emocionado porque estou no UNICEF há dois anos e sempre digo que sou de ação, e o campo também começa aqui a partir dessa assinatura de um acordo importantíssimo para transformar a vida de crianças e adolescentes. Precisamos olhar com muito carinho para as nossas crianças e cuidar de cada uma”, afirmou Bruno Gagliasso, embaixador do UNICEF no Brasil.
Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além de com as próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda propõe uma soma de esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.
O prefeito David Almeida destacou que cerca de 80% das crianças em situação de vulnerabilidade social são residentes do bairro Colônia Antônio Aleixo, por isso, a região foi escolhida para a implantação da #AgendaCidadeUNICEF – Manaus. “Manaus agradece essa parceria e que mais delas sejam feitas para que possamos atender mais pessoas. Hoje estamos firmando uma parceria para atender as crianças e adolescentes de um dos bairros mais vulneráveis, mas quem sabe no futuro possamos captar recursos para também ampliar e atender o maior bairro indígena do mundo [bairro Parque das Tribos], que fica dentro da cidade de Manaus, para que possamos avançar em políticas públicas nesse sentido”, declarou o prefeito.
A #AgendaCidadeUNICEF abre caminhos de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas que ajudam a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia. Integra metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promove a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.
De acordo com Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF Brasil, o acordo também é fundamental para incentivar as potencialidades da juventude. “Nem sempre a gente vive tudo o que a gente quer, nem vê nossos meninos e meninas, as nossas famílias vivendo o que a gente deseja. Então, sabemos que o compromisso tem que ser forte, tem que cobrar. E o jovem é potência. Precisamos garantir que sejam toda a potência e tudo que sonham, pois o plano tem que ser de todo mundo e tem que haver respeito a esse território para que todos tenham um futuro sustentável e que possam ser felizes em sua integridade, em um espaço que tenham acesso à educação, à saúde, e todos os direitos humanos garantidos”, compartilhou Mônica.
#AgendaCidadeUNICEF e Ajurí das Juventudes
Ainda durante o evento da #AgendaCidadeUNICEF, na terça-feira 22 de novembro, foram anunciados os três projetos vencedores da imersão “Ajurí das Juventudes” (Youth Challenge ou Desafio Jovem), que ocorreu em formato de hackathon, realizada de 18 a 20 de novembro, no Casarão de Inovação Cassina, com a participação de mais de 50 adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 24 anos. A iniciativa é uma promoção da parceria inédita entre a Águas de Manaus e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
“O Ajurí também reuniu participantes do bairro Colônia Antônio Aleixo e de municípios do Selo UNICEF no Amazonas. E integrar o resultado dessa iniciativa com outras ações do UNICEF só fortalece mais as oportunidades de promover o desenvolvimento de competências e habilidades de adolescentes e jovens em uma economia verde, como empreendedores sociais e ampliar o repertório sobre diversos assuntos, como questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis”, salientou Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.
* Com informações de UNICEF Brasil
Deixe seu comentário