Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um novo memorando de entendimento sobre uma Parceria Estratégica no Campo da Energia foi assinado no dia 18 de junho pela União Europeia e o Azerbaijão.
O encontro aconteceu em Baku, capital azerbaijana, contando com a presença da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a Comissária para Energia, Kadri Simson, o presidente do país, Ilham Aliyev, e o ministro da Energia, Parviz Shahvbazove.
O acordo tem como objetivo driblar a crise enérgica causada pela Rússia, principal fornecedora de gás para a UE. “Procuramos reforçar a parceria existente, que garante um abastecimento de gás estável e negociável à UE através do Corredor de Gás Meridional”, disse Von der Leyen.
” Também lançamos as bases de uma parceria de longo prazo em eficiência energética e energia limpa, enquanto perseguimos os objetivos do Acordo de Paris. Mas a energia é apenas uma das áreas em que podemos aprimorar nossa cooperação com o Azerbaijão e estou ansioso para explorar todo o potencial de nosso relacionamento”, continuou ela.
Com esse novo acordo, a UE espera receber 20 bilhões de metros cúbicos de gás até 2027. O valor é o dobro da capacidade atual do Corredor de Gás Meridional.
*Com informações Estadão Conteúdo