Os ministros das telecomunicações da União Europeia (UE) aprovaram medidas para um alto nível comum de segurança cibernética em todo o bloco, incluindo uma nova diretriz, disse o ministro da Administração Pública da Eslovênia, Bostjan Koritnik, na sexta-feira.
Em uma entrevista coletiva após uma reunião de ministros, Koritnik disse que a proposta visa melhorar ainda mais a resiliência e as capacidades de resposta a incidentes do setor público e privado e da UE como um todo.
Uma vez adotada, a nova diretiva que visa fortalecer a segurança cibernética, denominada “NIS2” (Network and Information Security) , substituirá as regras atuais sobre segurança de redes e sistemas de informação.
“A nova diretiva do NIS terá um papel crucial no fortalecimento da segurança cibernética em nosso mundo cada vez mais digitalizado, onde as ameaças cibernéticas podem ter implicações sem precedentes na sociedade, na economia e na democracia”, disse Koritnik em um comunicado.
Também houve progresso na proposta de Lei de Inteligência Artificial. O projeto de regulamento visa promover o desenvolvimento e a adoção em todo o mercado único de inteligência artificial (IA) segura e lícita que respeite os direitos fundamentais.
Deixe seu comentário