Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, por meio do Comitê Intergovernamental do Patrimônio Cultural Imaterial em Gesu, na Coreia do Sul, inclui nove novos elementos na lista representativa do Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
Entre eles, os rituais ocorridos na cidade de La Paz, Bolívia, durante a feira de Alasita. A ocasião começa no dia 24 de janeiro e homenageia Ekeko, o deus aimará da abundância. As atividades começam com a busca e aquisição das miniaturas, seguida de sua consagração com os diferentes rituais andinos ou bênção pela Igreja Católica. As miniaturas adquirem um novo significado, pois os indivíduos as revestem de fé, permitindo que seus desejos se tornem realidade. As pessoas também trocam as miniaturas para pagar dívidas de maneira simbólica.
No ano de 2015, foi formado um comitê nacional que apresentou os documentos necessários, assim como 14 livros pelos habitantes da cidade de La Paz, com relatos pessoais solicitando a inclusão desta tradição boliviana na lista de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
O Comitê Intergovernamental, em unanimidade, destaca que a tradição ajuda a dar visibilidade às tradições que facilitam os diálogos sociais em diversas formas, permitindo a coexistência pacífica entre povos de diferentes religiões e tradições.
* Com informações da embaixada da Bolívia no Brasil. Adida Cultural Juana Orellana.