O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu em 15 de fevereiro, no Salão Nobre, o ex-embaixador de Israel, Yossy Avrahan Shelley, para discutir futuras parcerias. O objetivo é difundir o conhecimentos entre as duas regiões, junto ao ensino superior, com foco em inovações tecnológicas.
Estiveram presentes o deputado estadual Henrique Pires; o Pró-reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; o Superintendente de Comunicação, Fenelon Rocha; a Assessora Internacional, Erica Fontes; e o Juiz Federal, Ilan Presser.
Segundo o Reitor, a contribuição entre os países para avanços do conhecimento e educação na UFPI será bastante proveitosa, já que Israel é um grande desenvolvedor de tecnologias e o intercâmbio entre instituições de ensino favorecerá o desenvolvimento de todo o estado.
Yossy Avrahan Shelley, que foi embaixador de Israel no Brasil entre 2017 e 2021, considerou que o sistema de ensino superior brasileiro tem bastantes similaridades com o de seu país, já que a 99% das instituições são públicas. Segundo ele, o acesso a todos a educação superior de qualidade deve ser um direito supremo e que parcerias como com a UFPI engrandecem não só avanços nos locais envolvidos, mas também para todo o mundo.
* Com informações de UFPI.