Em 1955, no dia 26 de outubro, o parlamento austríaco aprovou a lei constitucional sobre a neutralidade permanente, que tem sido celebrada como o Dia Nacional do país desde 1965.
Na noite de ontem (26), em Brasília, o embaixador e embaixatriz da Áustria no Brasil, Stefan e Angelika Scholz, receberam convidados na Residência Oficial para celebrar a ocasião. Estiveram presentes o príncipe Dom Gabriel José de Orleans e Bragança, diplomatas, autoridades do governo federal brasileiro, comunidade austríaca residente na capital federal e amigos do país.
A programação incluiu a execução dos hinos nacionais do Brasil e Áustria. Também foram servidas comidas típicas e bebidas, com destaque para os famosos vinhos Müller e o tradicional refrigerante austríaco Almdudler. Após o brinde, o embaixador Stefan Scholz, agradeceu os convidados pelas presenças e lembrou que “há 67 anos atrás, a Áustria recuperou sua plena soberania, declarando-se permanentemente neutra”.
Relações bilaterais Áustria-Brasil
Stefan Scholz reforçou que a “Áustria reconheceu a independência do Brasil, estabelecendo relações diplomáticas completas imediatamente, tornando-se o segundo país, após Portugal a fazê-lo”.
Segundo o diplomata, a Áustria e o Brasil compartilham uma duradoura e sólida parceria iniciada há 442 anos, o que proporcionou um histórico de relacionamento em diversos setores. “Nos últimos anos, as relações bilaterais e econômica entre os países se desenvolveram significativamente, com destaque para o intercâmbio de visitas de alto escalão e crescimento do volume comercial”, completou Scholz.
Bicentenário da Independência do Brasil
Durante seu discurso, o embaixador da Áustria lembrou dos diversos eventos realizados em diversas partes do Brasil, organizados pela Embaixada em parceria com o Itamaraty e outras instituições. Entre eles, destaques para concertos, simpósios e uma grande exibição realizada em Viena sobre ciências naturais.
Fotos do evento:
Deixe seu comentário