Realizado de forma híbrida e com transmissão pela internet a partir de Manaus, o The Global New Economy Forum (Fórum Global da Nova Economia) reuniu, entre 22 a 24/11, líderes políticos e empresárias de várias partes do planeta.
Na abertura de Cúpula participaram 33 embaixadores, ministros de Estado, senadores, cônsules e o ex-presidente Michel Temer.
Com a participação do presidente da Embrapa, Celso Rosseti e de Rafael Zavalla, da ONU, foram debatidos temas como combate a fome e produção de alimentos. Os acordos climáticos e comerciais entre Mercosul e União Europeia mereceram atenção dos debatedores no primeiro dia. As palestras foram feitas pelo Embaixador do Egito, Wael Aboulmag, e pelo Conselheiro da União Europeia Michelle Villani.
Já no tema sustentabilidade e ESG houve participação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o economista Luiz Melo falando diretamente de Paris. Também falaram o secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Eduardo Taveira, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
As minorias e lideranças femininas foram atraíram ampla audiência no Fórum. O Embaixador da Espanha, Fernando Casas, destacou a importância do combate ao feminicídio.
No painel sobre compliance participaram convidados de três países, além do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. Na temática Defesa, houve participação de Barbara Krystall e do general Santos Cruz.
No último dia do Fórum foi a vez do sistema financeiro internacional evidenciar seus compromissos com a sustentabilidade do planeta. O painel foi coordenado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras.
Em seguida, conversaram sobre questões de saúde mundial os médicos Lily Weckz, Carlos Fortaleza, Roberto Zeballos, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente da Anadem, Raul Canal. Além disso, Wilson Mello, falou sobre a construção da nova fábrica de vacinas do Butantã.
Carlos Santos, CEO do Grupo Ethos, participou diretamente de Istambul, abordando o mercado de capitais e setor de infraestrutura pós-pandemia. Teve como parceiro de painel o presidente da Associação das Concessionárias de Rodovias, Marco Aurélio Barcelos.
Por último foi destacado o painel sobre acesso ao mercado exportador para as pequenas empresas. Os palestrantes foram Joseph Couri, Luis Szymonowicz e Miguel Lins.
Victor Borges, presidente do The Global New Economy Forum agradeceu o engajamento de todos países e o espírito de cooperação entre os participantes. ” Teremos agenda de trabalho a partir de amanhã até a realização da próxima edição no Amazonas”, destacou.
Diplomacy Business foi parceira na realização e sua CEO, Elna Souza, participou do evento.
O Fórum teve cobertura das TVs Jovem Pan, Cultura e União, Foi também pauta no programa SIMPI, da Rede Vida, e no Diário de Pernambuco.
Deixe seu comentário