Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante sua visita à Taiwan, atendendo a um convite do governo local, Elna Souza, CEO do Diplomacia Business, esteve no Ministério de Assuntos Digitais, onde reuniu-se com o vice-ministro Yeh Ning.
Durante a entrevista coletiva realizada no local, Yeh Ning explicou que o ministério foi criado este ano. Ele é responsável pela promoção de inovação e reforma da política digital de Taiwan. A digitalização de serviços é uma tendência mundial, bem como a utilização de tecnologias para gestão governamental (e-gov) e adoção de sistemas de smart cities – cidades inteligentes.
“Estamos desenvolvemos ferramentas adequadas para a transição de Taiwan em uma ilha digital que seja um modelo global de democracia digital e inovação”, explicou o vice-ministro. A estrutura do ministério se divide em duas administrações – Indústrias Digitais e Segurança Cibernética – e seis departamentos: estratégia digital, resiliência cibernética, gestão de recursos, serviço digital, rede democrática e inovação plural.
Entre os desafios do ministério está a criação de soluções digitais para apoiar pequenas e médias empresas – que representam 90% dos negócios do país – além de melhorias na cibersegurança nacional, pois Taiwan é constantemente atacada por hackers. Outros objetivos do órgão são o desenvolvimento de integração de dados, telecomunicações, tecnologia digital, cultivo de talentos e inovação.
Existe ainda uma preocupação com o combate às fake news. Conforme enfatizou o vice-ministro, é importante a sociedade saber que nem tudo o que se vê na internet é verdade. Por isso, o Ministério desenvolverá novas tecnologias capazes de “desmentir” informações obtidas na rede, em especial sobre as relações conturbadas entre Taiwan e China. Porém, esclareceu que “o intuito do governo não é censurar a liberdade de expressão, mas sim disseminar informações corretas”.
Um dos primeiros passou para isso é o Taiwan FactCheck Center, organização sem fins lucrativos fundada em conjunto pela “Taiwan Media Watch” e “Association for Quality Journalism”, que checa fatos sobre informações relevantes para assuntos públicos e melhora a qualidade do que é noticiado pelo país.