Getting your Trinity Audio player ready...
|
Através da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Asdi), a Suécia emitiu uma garantia recorde de 250 milhões de dólares ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Sete países da região amazônica poderão adquirir empréstimos de até 460 milhões de dólares para investimentos sustentáveis. O acordo foi assinado em conexão com a Reunião Anual do BID em 8 de março na República Dominicana.
Esta garantia tem prazo de 22 anos e amplia o escopo de empréstimos do BID em aproximadamente US$ 460 milhões nas áreas de paisagens sustentáveis e resilientes, silvicultura e conservação sustentáveis e bioeconomia na região amazônica.
Um importante regulador climático
A região amazônica possui a maior floresta tropical contígua do mundo e uma enorme biodiversidade, funcionabndo como um importante regulador climático que afeta os padrões climáticos a nível local, regional e global.
A região abriga centenas de grupos diferentes de povos indígenas. O desenvolvimento sustentável é fundamental para as condições de vida e oportunidades de subsistência para os 35 milhões de pessoas que vivem na área. Atualmente, a região Amazônica está sendo afetada por práticas agrícolas insustentáveis, mineração ilegal, incêndios florestais e exploração madeireira em grande escala. A região também registra o nível mais elevado de ameaças e violência do mundo contra ativistas ambientais.
A maior garantia da Asdi
A Asdi pode emitir garantias para incentivar os bancos e outros investidores a investirem em pequenas empresas com acesso mais fácil ao capital e o financiamento para ajudá-los a crescer.
As garantias funcionam como um seguro para quem empresta dinheiro. Se o mutuário não for capaz de pagar a sua dívida, o credor poderá, no entanto, receber parte do seu dinheiro de volta. As garantias da Asdi têm a possibilidade de cobrir tanto empréstimos para grandes projectos de infra-estruturas como pequenos empréstimos de bancos locais.
As garantias têm um efeito catalisador – cada dólar investido num projeto de desenvolvimento é multiplicado e ajuda o projeto a ter um impacto positivo e a chegar a mais pessoas e locais, melhorando as condições de vida.
Esta garantia ao BID para a região amazônica é a maior que a Asdi já forneceu até o momento.
Mobilização de recursos para projetos sustentáveis
Esta garantia permite investimentos em projetos sustentáveis que atualmente não são priorizados pelos países no âmbito dos seus empréstimos ordinários do BID.
Os investimentos realizados ao abrigo da garantia ajudarão a preservar os ecossistemas e a reforçar a bioeconomia. Promoverão também a adaptação climática, a silvicultura sustentável e soluções circulares para o abastecimento de água.
Fonte: Governo do Reino da Suécia.