O Embaixador da Áustria, Stefan Scholz, apresentou no dia 20 de agosto as suas credenciais ao Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães.
Antes de vir para o Brasil, o diplomata austríaco foi embaixador do seu país no Irã por quatro anos. Também serviu como embaixador na Nigéria e na China.
A chegada de Scholz mantêm laços históricos que remontam à expedição artístico-científica austríaca ao Brasil, em 1817.
As relações diplomáticas entre a Áustria e o Brasil foram estabelecidas de modo pleno em 18 de dezembro de 1825, quando o primeiro Embaixador Extraordinário e Ministro Plenipotenciário do Império do Brasil em Viena entregou a sua carta credencial.
Um importante passo para o aprimoramento da relação bilateral foi dado em 18 de agosto de 2021, quando o Congresso Nacional aprovou um Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica, que fora assinado em 2019.
O acordo prevê que as partes incentivem e apoiem o desenvolvimento de atividades em ciência e tecnologia entre as instituições de ensino superior, órgãos governamentais e centros nacionais de pesquisa científica e tecnológica dos dois países. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) já sinalizou que buscará parcerias com a Áustria em aplicações tecnológicas no campo de cidades inteligentes.
Com informações da Agência Brasil e MRE.