Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Sri Lanka e a China concluíram a 13.ª Ronda de Consultas Diplomáticas né semana. As consultas foram lideradas pela Secretária dos Negócios Estrangeiros do Sri Lanka, Aruni Wijewardane, e pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Sun Weidong.
As duas partes analisaram a cooperação bilateral numa vasta gama de áreas, incluindo recentes visitas de alto nível, melhoria econômica e comercial, reestruturação da dívida, intercâmbios entre pessoas, turismo, bem como desenvolvimentos recentes em fóruns multilaterais.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros apreciou a assistência da China ao Sri Lanka durante tempos difíceis e, no contexto da prioridade dada pelo Sri Lanka à recuperação econômica e ao crescimento, identificou caminhos potenciais para uma maior cooperação em iniciativas verdes, modernização da agricultura, energias renováveis, segurança alimentar, investimento promoção, bem como o reforço do comércio, do turismo e dos contactos interpessoais.
O Vice-Ministro Chinês encorajou o Sri Lanka no seu progresso contínuo e destacou o potencial actual e futuro da crescente economia da China para uma maior expansão do mercado de exportação, investimentos internos e crescimento sustentável centrado nas pessoas.
Ambas as partes recordaram as suas relações bilaterais de longa data baseadas no respeito mútuo e reafirmaram o seu compromisso de consolidar ainda mais os laços bilaterais baseados na igualdade soberana e na coexistência pacífica.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores de Bangladesh.