Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estas visitas aos países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foram realizadas no âmbito de uma missão para detectar e atrair oportunidades de comércio e investimento da Câmara Mercosul-ASEAN.
A missão foi dirigida pelo especialista em assuntos interinstitucionais, Javier Viveros, e pelo diretor geral de Planejamento Estratégico, Ernesto Rojas, ambos do Vice-Ministério de Rediex do MIC.
Segundo os representantes nacionais, as autoridades e empresários do Sudeste Asiático demonstraram interesse pelos setores agroindustriais, onde se destacam a soja e seus derivados, farinhas, óleos e outros produtos; bem como sorgo e milho, grãos que podem ser utilizados na alimentação humana e animal. Da mesma forma, a chia, um dos produtos que tem ganhado popularidade nos mercados asiáticos devido ao seu alto valor nutricional.
Da mesma forma, empresários manifestaram interesse em produtos e derivados florestais; madeira dura e semiprocessada, especialmente para construção e móveis; carvão vegetal de alta qualidade; produtos químicos e farmacêuticos; bem como cosméticos naturais derivados de plantas nativas, como óleos essenciais e produtos orgânicos para a pele.
Enquanto fertilizantes e agroquímicos; além de produtos derivados da agricultura que podem ser exportados na forma processada. Miudezas e carnes (bovina) estão entre os itens de maior interesse para os países da ASEAN.
Outra área que não passou despercebida foi a das energias renováveis, seguida dos créditos de carbono, onde o Paraguai procura posicionar-se como fornecedor relevante, especialmente em Singapura, onde a procura por soluções sustentáveis está em franca expansão.
Paraguai para o mundo
Os representantes paraguaios iniciaram suas agendas em Cingapura, onde realizaram uma série de reuniões com autoridades do país e empresários da região.
Posteriormente, visitaram representantes da agência EBD Singapura, com os quais foi analisada a possibilidade de assinatura de um MOU com o Vice-Ministério da Rediex, com o objectivo de aproximar os dois mercados.
Da mesma forma, na cidade de Jacarta, na Indonésia, reuniram-se com empresários da região, com os quais foram exploradas oportunidades para posicionar os produtos nacionais no mercado, nomeadamente no sector alimentar e de bebidas.
Durante esta visita, foi assinado um MOU entre KADIN e o MACC, para trabalhar conjuntamente entre ambas as instituições. Ao mesmo tempo, foram apresentados setores estratégicos do Paraguai e também foi discutida a assinatura de um MOU entre KADIN e o MIC/REDIEX, como uma iniciativa. aproximar o setor privado paraguaio e indonésio.
Outro ponto visitado foi o Vietnã, onde representantes da Rediex se reuniram com autoridades do Departamento de Indústria e Comércio da cidade de Ho Chi Minh e discutiram oportunidades para fortalecer as relações comerciais entre o Paraguai e o Vietnã, com foco em setores estratégicos como agronegócio, alimentos e fabricação.
Vale ressaltar que essas missões comerciais são realizadas com o objetivo de diversificar os mercados e produtos nacionais, demonstrando a competitividade da indústria paraguaia e sua capacidade produtiva.
Fonte: Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai.