O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, recebeu, na terça (7), a nova embaixadora da Austrália, Sophie Davies, para apresentar as ações do Sistema CNA/Senar em prol dos produtores rurais e discutir possibilidades de aprofundamento das relações bilaterais, no setor agropecuário.
Durante o café da manhã que contou com a presença de uma comitiva da embaixada da Austrália e com diretores e presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, João Martins mostrou à embaixadora como o Sistema CNA/Senar trabalha para aumentar competitividade e a internacionalização dos produtos do agro.
O presidente da CNA falou de programas e iniciativas como a Assistência Técnica e Gerencial (Ateg) do Senar e do projeto AgroBR, uma parceria com a Apex-Brasil, que apoia a internacionalização de pequenos e médios produtores rurais e visa a ampliação da pauta exportadora brasileira.
A embaixadora da Austrália falou sobre as similaridades da produção agrícola entre os dois países e destacou a importância que o Brasil tem na garantia da segurança alimentar mundial. “Grande parte dos alimentos consumidos no mundo são e serão provenientes do Brasil”, disse.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, também destacou as pautas em comum. “Como dois grandes produtores e exportadores agrícolas, o Brasil e a Austrália devem atuar de forma conjunta na defesa ao multilateralismo e no combate ao protecionismo”, enfatizou.
Participaram da reunião os presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária José Zeferino Pedroso (Faesc), José Mário Schreiner (Faeg), Mário Borba (Faepa) e Amilcar Silveira (Faec); o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o diretor jurídico, Rudy Ferraz.

* Com informações de Assessoria de Comunicação CNA.