Getting your Trinity Audio player ready...
|
Reunidos neste domingo (7) no Cairo, os chefes da diplomacia dos países membros da Liga Árabe, anunciaram a sua decisão de reintegrar a Síria nas suas estruturas, depois de 11 anos de isolamento.
“As delegações do governo da República Árabe da Síria vão tornar a ter assento na Liga Árabe”, é o que indica o texto votado pelo conjunto dos ministros dos negócios estrangeiros dos países pertencentes à liga que estiveram reunidos hoje à porta fechada na capital do Egito.
Recentemente, vários Estados árabes, incluindo a Arábia Saudita e o Egito, voltaram a estabelecer contatos com a Síria através de visitas e reuniões de alto nível, embora alguns, incluindo o Qatar, continuem a opor-se a uma normalização total sem uma solução política para o conflito sírio.
Os Estados árabes têm tentado chegar a um consenso sobre a possibilidade de convidar Assad para uma cúpula da Liga Árabe, a 19 de maio, em Riade, para discutir o ritmo da normalização dos laços e as condições em que a Síria poderá ser autorizada a regressar.