Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na noite de quinta-feira (01/08), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene em homenagem aos 200 anos da imigração alemã, na qual foi entregue o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Consulado da Alemanha. A cerimônia aconteceu no Plenário Otávio Rocha e o proponente da homenagem foi o vereador Tiago Albrecht (NOVO).
O proponente relembrou a trajetória dos primeiros imigrantes alemães no Sul do Brasil. “Um grupo heterogêneo, uma amostragem do que a Alemanha enviaria nos próximos anos ao país”, disse. Contou que sua própria origem se deve aos seus antepassados que vieram da Alemanha para o Brasil em busca de oportunidades. “Agradeço que os meus antepassados tenham trazido no navio a fé protestante, junto com o sonho, com a vontade de empreender”, complementou.
Albrecht salientou a força do Consulado Alemão em Porto Alegre, pois é o único fora de capital federal na América Latina. “Seja pela colonização, seja por toda essa história rica e maravilhosa”, afirmou. O parlamentar destacou a parceria do Consulado Alemão com o município e que a entrega do Troféu Câmara Municipal estreita ainda mais esta relação. “Esta Casa homenagear o Consulado da Alemanha no Brasil, na pessoa do cônsul, me parece que se justifica, me parece que é merecido, que estreita ainda mais os laços desta cidade de Porto Alegre, desta Casa do povo, Câmara Municipal de Porto Alegre, com o governo da Alemanha, com o povo da Alemanha, com as empresas da Alemanha, acima de tudo, com a humanidade”, declarou.
O cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn, agradeceu a homenagem. “É um imenso prazer e uma honra poder estar aqui na Câmara dos vereadores, na sede do poder Legislativo da lindíssima cidade de Porto Alegre”, afirmou. Ele pontuou que o Consulado Alemão foi criado em 1952, ou seja, só três anos após a fundação da República Federal da Alemanha, em 1949. “Isso demonstra a grande e a imensa importância que a Alemanha dá ao Brasil em geral, e à região Sul em particular”, corroborou. O cônsul falou também do legado deixado por aqueles que o antecederam, além de elogiar os demais funcionários do Consulado, em sua maioria brasileiros.
Sobre o bicentenário da imigração alemã no Brasil, Bogdahn definiu como uma oportunidade de aprofundar as relações entre os dois países. “Eu gostaria de terminar saudando as relações entre o Brasil e a Alemanha, entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha, e entre Porto Alegre e a Alemanha. Muitíssimo obrigado”, concluiu.
Histórico
Aproximadamente 300 mil alemães chegaram ao território brasileiro entre os séculos XIX e XX, exercendo uma ampla variedade de atividades nas áreas de agricultura, indústria, comércio, arquitetura e artes, pertencendo a classes sociais diferentes e desempenhando, assim, um papel importante na configuração econômica e cultural do Brasil. Em 1824, a bordo do navio Germania, um pequeno grupo que partiu de Hamburgo chegou a terras brasileiras, aportando no Rio Grande do Sul. Já em solo paulista, o processo migratório alemão foi marcado pela leva de imigrantes que desembarcou do navio Galera Holandesa Maria, no Porto de Santos, em 1827. Esses colonos foram levados para as regiões de Santo Amaro e Rio Claro para trabalharem nas lavouras de café.
Parte imprescindível dessa história, os registros da Hospedaria de Imigrantes do Brás e do Bom Retiro apontam mais de 27 mil matrículas de alemães entre os anos de 1887 a 1978. Assim, o povo teutônico se estabeleceu tanto na Capital quanto no interior, adaptando-se ao Brasil sem abdicar dos hábitos e da cultura, mantendo vivas as tradições por meio da preservação da língua, das danças, dos costumes e das celebrações, contribuindo, desse modo, para a rica diversidade do país.
Fonte: Consulado Alemão.