Getting your Trinity Audio player ready...
|
As embaixadas da Sérvia em todo o mundo exibiram a bandeira do país e juntaram-se à campanha iniciada pelo Ministro das Relações Exteriores Nikola Selaković. Recentemente, ele fez um apelo aos cidadãos sérvios e os da diáspora para celebrarem o Dia da Unidade Sérvia, da Liberdade e da Bandeira Nacional. A data é celebrada anualmente em 15 de setembro, mas em 2021 foi decretado como feriado nacional pela primeira vez.
“A nossa bandeira é comum a todos os sérvios, mas não temos feito o suficiente para respeitar a bandeira, algo que está enraizado em muitas nações”, disse Selaković, dirigindo-se aos participantes da Cimeira de Jovens e estudantes sérvios dos Balcãs, na semana passada.
Selaković lembrou que , durante a Primeira Guerra Mundial a “frente de Thessaloniki” foi rompida em 15 de setembro, quando o exército da Sérvia, mesmo considerado vencido, conseguiu se recuperar e triunfar.
Segundo o chefe da diplomacia sérvia ,”como nação, só vamos sobreviver se estivermos unidos e prontos para lutar por nosso próprio futuro”. Finalizou enfatizando a importância de um envolvimento massivo dos jovens na diplomacia pública e cultural sérvia, “na luta conjunta para promover nossa cultura como uma característica da identidade nacional” e, que usem as redes sociais para isso.
A embaixada brasileira aderiu ao pedido e, além de desfraldar uma grande bandeira, fez uma publicação alusiva a data em suas redes sociais.
O povo 🇷🇸 é um e indivisível. Nossa bandeira está conosco quando nos alegramos e quando vencemos, porque temos orgulho do que somos. Feliz Dia da unidade do povo Sérvio, liberdade e bandeira nacional da Sérvia! 🇷🇸🇷🇸🇷🇸#Дансрпскогјединства pic.twitter.com/FavK88XPuc
— Embassy of the Republic of Serbia in Brazil (@SRBinBrazil) September 15, 2021