Getting your Trinity Audio player ready...
|
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), assumiu, na segunda-feira (25), um novo mandato no Parlamento do Mercosul (Parlasul), no Uruguai. O parlamentar sul-mato-grossense foi reconduzido à presidência da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul por mais dois anos e reafirmou o compromisso de abordar questões cruciais para a integração e o fortalecimento do Mercosul, como o acordo de livre comércio com a União Europeia e a Rota Bioceânica.
Após a posse, o senador Nelsinho Trad ressaltou a importância da Rota Bioceânica com inauguração prevista até 2025, destacando o papel fundamental da união de esforços entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Ele enfatizou seu potencial e impacto positivo para todos os países envolvidos: “Será o Canal do Panamá do Mercosul, tamanha a viabilidade já devidamente comprovada”.
Outros parlamentares brasileiros que tomaram posse no Parlasul: Humberto Costa, Renan Calheiros, Tereza Cristina, Carlos Viana, Eduardo Girão, Alan Rick, Sergio Petecão, Chico Rodrigues, Giovani Cherini, Rosana Valle, Roberto Monteiro, Vermelho, Pastor Eurico, Arlindo Chinaglia, Odair Cunha, Paulão, Yandra Moura, Damião Feliciano, Nelson Padovani, Átila Lira, Marx Beltrão, Covatti Filho, Sergio Souza, Gutemberg Reis, Luciano Azevedo, Paulo Litro, Celso Russomanno, Carlos Gomes, Renildo Calheiros, Erika Hilton, Renata Abreu, Beto Richa, Afonso Motta, Heitor Schuch e Luiz Tibé.
Mudanças Climáticas
A Sessão Plenária também abordou pautas como uma Proposta de Recomendação sobre as mudanças climáticas e seu impacto nos setores produtivos da região. O senador Nelsinho Trad lembrou sua interação com parlamentares da União Europeia sobre questões ambientais, enfatizando a importância de preservar as florestas brasileiras: “Se vocês acham que a floresta brasileira é importante para o mundo, vamos criar mecanismos para mantê-la em pé”.
Uma Proposta de Recomendação sobre livre trânsito para o gado bufalino no Mercosul também foi discutida e um Acordo de Cooperação entre o Parlamento do Mercosul e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) foi assinado.
II Cúpula Mundial de Comissões de Futuro 2023
Começa também, nesta segunda-feira, a II Cúpula Mundial de Comissões de Futuro 2023, co-organizada pelo Parlamento do Mercosul em conjunto com a União Interparlamentar (UIP) e o Parlamento uruguaio.
O evento vai debater, nos próximos dias, os seguintes eixos:
– 26/09: Navegando a transição para o futuro da Inteligência Artificial e Compreendendo o contexto atual de mudança.
– 27/09: Governança Antecipatória e O papel dos Parlamentos na Democracia do futuro.
*As informações são da Assessoria de imprensa do senador Nelsinho Trad.