Novos embaixadores foram aprovados pelo Senado esta semana, após passarem pela sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE). Eles representarão o país na Eslováquia, na Indonésia, nos Países Baixos e no Malaui.

O diplomata Eduardo Ricardo Gradilone Neto foi aprovado para o cargo de embaixador do Brasil na Eslováquia, Ele é formado em Jornalismo pela FAAP de São Paulo (1974) e em Direito pela USP (1974), tendo se formado pelo Itamaraty no curso público para diplomatas do Instituto Rio Branco em 1978. Gradilone já chefiou a representação brasileira na Nova Zelândia (2012-2016) e na Turquia (2016 até o momento)

O Plenário do Senado aprovou a indicação do diplomata George Monteiro Prata para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Indonésia. A aprovação da indicação, relatada senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), será comunicada à Presidência da República.
George Monteiro Prata nasceu em Fortaleza e é formado em jornalismo. Entrou no Itamaraty em 1980 e serviu em representações brasileiras em China, Espanha, Inglaterra, Suécia, Estados Unidos, República Tcheca e Noruega.

Também foi aprovada a indicação do diplomata Fernando Simas Magalhães para a chefia da Embaixada Brasileira nos Países Baixos (Holanda). Ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Magalhães está agora apto a ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assumir o novo posto.

Outro nome aprovado foi do diplomata Arthur Henrique Villanova Nogueira para a chefia da embaixada brasileira em Malaui, cumulativamente com a da representação na Zâmbia, onde já atua como embaixador.
Nascido em Belo Horizonte em 1956, Arthur Henrique Villanova Nogueira é ministro de segunda classe do quadro especial, tendo ingressado no Itamaraty em 1980. É formado em Letras, tradutor e intérprete de inglês e alemão, e se formou também em Direito. O diplomata serviu em representações brasileiras na Europa, na Ásia e na África. Também atuou no Canadá e em Cuba.
Fonte: Agência Senado