As representações diplomáticas do Brasil em Seul, na Coreia do Sul, e Praga, na República Tcheca, terão novas titulares. O Plenário do Senado aprovou, esta semana, a indicação dos nomes.
Márcia Donner Abreu irá chefiar a embaixada brasileira na República da Coreia. Ela foi sabatinada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e observou que o Brasil e a Coreia do Sul não têm ainda nenhum acordo comercial assinado, e que relações bilaterais podem ser estabelecidas. Ela também quer estimular o turismo entre os países.
Abreu atualmente exerce o cargo de secretária de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia. Ela foi embaixadora do Brasil no Cazaquistão. Também já atuou junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e na embaixada brasileira em Pequim, na China.

Já a diplomata Sônia Regina Guimarães Gomes será a nova embaixadora do Brasil na República Tcheca. Em sua sabatina, destacou que, em 2017 e 2018, a embaixada brasileira organizou na República Tcheca feiras de produtos, como café e cachaça, que foram bem-sucedidas. Ela disse que pretende aprofundar a atuação dessas feiras.
Sônia se formou em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Itamaraty em 1987 e hoje é ministra de primeira classe. Já trabalhou nas embaixadas brasileiras em Bridgetown (Barbados), Roma (Itália), Assunção (Paraguai) e São Tomé (São Tomé e Príncipe). Também atuou como cônsul-adjunta no Consulado-Geral em Los Angeles, cônsul-adjunta no Consulado-Geral em Chicago e como chefe no Escritório Financeiro em Nova York.

* Com informações de Agência Senado.