Brasil e México têm muito em comum. O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, mostra o que une dois países, a começar por suas independências. O México comemorou o bicentenário de um ponto crucial da sua história: a assinatura do Tratado de Córdoba, que reconheceu o país como nação independente da Espanha.
A independência mexicana faz parte das Revoluções Atlânticas, movimentos na América moldados pelo Iluminismo e pela Revolução Francesa. O Brasil também fez parte dessas revoluções quando se tornou independente de Portugal há 200 anos.
Muito em comum
México e Brasil são as maiores economias da América Latina. “Os dois representam um Produto Interno Bruto de 54%, estão entre as 20 maiores economias do mundo”, avalia o gerente de Políticas de Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fabrizio Panzini. Carros e autopeças são os produtos mais comercializados entre os dois. O primeiro modelo exportado para os mexicanos foi a Brasília, da Volkswagen, em 1974. Fez tanto sucesso lá, que apareceu no seriado mexicano de maior sucesso: Chaves. Era o carro do senhor Barriga.
Criado na década de 70, Chaves só chegou ao Brasil em 1984. Conquistou uma legião de fãs, entre eles o youtuber Fábio Ribeiro. Ele conheceu o Roberto Bolaños, criador do personagem, durante uma viagem ao México e foi recebido na casa do ator. “A gente estava em piripaque, né?”, brinca o youtuber. “Foi uma conversa rápida, mas ele disse que se arrependeu de não ter vindo conhecer o Brasil quando teve oportunidade”, relembra.
Deixe seu comentário