Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, visitou o Iraque em 4 e 5 de fevereiro de 2025, junto com o Comandante Supremo Aliado da Europa (SACEUR), General do Exército dos EUA Christopher G. Cavoli.
Durante sua viagem, ele se encontrou com o Presidente, Dr. Abdul Latif Rashid, o Primeiro-Ministro, Mohammed Shia’ Al-Sudani, e outros altos funcionários do governo iraquiano, com quem trocou opiniões sobre uma série de tópicos, incluindo o papel da Missão da OTAN no Iraque (NMI), a parceria OTAN-Iraque e a situação de segurança na região. Ele também se encontrou com o Comandante da NMI, Tenente-General Lucas Schreurs, outros funcionários da NMI e a comunidade diplomática da OTAN em Bagdá.
“Desde 2018, por meio de seus esforços de consultoria e capacitação, a Missão da OTAN no Iraque tem contribuído para tornar as forças, instituições e estruturas de segurança iraquianas mais eficazes, inclusivas e sustentáveis a longo prazo. Parabenizo nossos parceiros iraquianos e a liderança e o pessoal da NMI pelo excelente nível de cooperação desenvolvido em vários domínios, incluindo educação em segurança, logística, defesa cibernética e boa governança”, disse o Secretário-Geral. “Juntos, alcançamos muito por meio de nossa parceria OTAN-Iraque. A pedido das autoridades iraquianas e em total respeito à soberania e integridade territorial do Iraque, estamos evoluindo o escopo de nossas atividades, em apoio aos esforços contínuos do Iraque em direção à segurança e estabilidade duradouras para todos os seus cidadãos”, acrescentou.
Na Cúpula da OTAN em Bruxelas em julho de 2018, os líderes aliados lançaram a Missão da OTAN no Iraque, seguindo um pedido e a convite do Governo do Iraque. A missão foi estabelecida em Bagdá em outubro de 2018. Seu atual comandante é o Tenente-General Lucas Schreurs, da Holanda.
A Missão Iraque da OTAN é uma missão de consultoria e capacitação não combatente que auxilia o Iraque a construir instituições e forças de segurança mais sustentáveis, transparentes, inclusivas e eficazes, para que eles próprios sejam capazes de estabilizar seu país, combater o terrorismo e impedir o retorno do ISIS/Daesh. Para atingir isso, a OTAN aconselha autoridades relevantes de defesa e segurança iraquianas no Ministério da Defesa, Gabinete do Conselheiro de Segurança Nacional, Centro Nacional de Operações do Primeiro-Ministro e o Comando da Polícia Federal dentro do Ministério do Interior iraquiano. A missão também aconselha instituições de educação militar profissional do Iraque na área metropolitana de Bagdá. As autoridades iraquianas identificaram uma série de objetivos primários para cooperação com a NMI. Estes incluem educação em segurança, logística, defesa cibernética e boa governança.
Fonte: OTAN.