A Secretária-Geral do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu o Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos. diáspora cabo-verdiana no Brasil, estimada em cerca de 4,5 mil pessoas, oferece grande contribuição ao adensamento dos laços bilaterais.
Com a adoção do visto CPLP, que entrará em vigor em outubro, e a retomada dos voos diretos conectando o Brasil a Cabo Verde, prevista para ocorrer ainda em 2023, estarão dadas as condições para o incremento dos fluxos de comércio, investimentos e turismo entre os dois países.
Brasil e Cabo Verde estabeleceram relações diplomáticas em 1975. Desde a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, em 1977, o país tem sido beneficiado por projetos desenvolvidos em parceria com instituições brasileiras, em áreas como saúde, educação, agricultura e pecuária, e regulação agências. Cabo Verde é atualmente um dos maiores parceiros de cooperação em projetos desenvolvidos principalmente com fundos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O país também tem aproveitado as oportunidades oferecidas pelo Programa de Convênio Estudantil de Graduação e Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG) e tem enviado anualmente centenas de estudantes ao Brasil. Diplomatas e militares de Cabo Verde também frequentam tradicionalmente cursos de formação no Brasil.