Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma delegação do Governo Federal realizou missão inédita sobre a temática de educação midiática nos países nórdicos. A delegação visitou Finlândia e Dinamarca, destaques mundiais em políticas públicas de educação midiática e altos índices de resiliência informacional entre a população. A missão faz parte do projeto “Educação Midiática: integridade da informação e democracia”, financiado pela União Europeia, e contou com a participação de representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), do Ministério da Educação e da Empresa Brasil de Comunicação-EBC.
O objetivo da viagem foi conhecer a fundo as políticas públicas e os projetos nacionais de educação midiática desenvolvidos pelos dois países e compartilhar as boas práticas brasileiras em ações de educação midiática para promoção da democracia no ambiente digital.
“Existe um desafio global no enfrentamento à desinformação no ambiente digital e, assim como regular as plataformas é um importante passo para tornar esse ambiente seguro e saudável, a educação midiática também faz parte dessa estratégia. A experiência partilhada conosco pela Dinamarca e pela Finlândia reforçou nosso entendimento do quanto desenvolver a cidadania digital é uma agenda essencial para fortalecer nossa democracia” comentou Ricardo Zamora, secretário-executivo da Secom que compôs a delegação brasileira.
As visitas também oportunizaram diálogos sobre integridade da informação, tema das discussões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, presidido pelo Brasil. Durante a missão, a delegação rbasileira reuniu com a equipe de Diplomacia Digital da Dinamarca, com os ministérios da Educação e Cultura da Dinamarca e da Finlândia, com o KAVI, autoridade finlandesa que coordena ações no tema há mais de 30 anos, e a Danish Broadcasting Company-DR, empresa de comunicação pública dinamarquesa que produz conteúdos de educação midiática para crianças e jovens.
COOPERAÇÃO BRASIL-UNIÃO EUROPEIA – Em fevereiro, a Secom formalizou parceria com Finlândia e Dinamarca para apoio ao desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Educação Midiática. A iniciativa será realizada por meio do TAIEX (Technical Assistance and Information Exchange), programa da União Europeia.
É a primeira vez que o governo brasileiro acessa tal mecanismo, ferramenta importante diante da centralidade do tema na promoção da democracia.
Finlândia e Dinamarca foram escolhidos por serem referência na área de educação midiática – a Finlândia é o exemplo mais elogiado internacionalmente em políticas neste segmento, para o qual tem atuação dedicada desde 1970. O país também figura, por cinco anos consecutivos, no primeiro lugar do Media Literacy Index, enquanto a Dinamarca é um dos países mais avançados em uso de ferramentas digitais por governos, estando também em terceiro lugar nesse mesmo ranking.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social.