Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os Ministros das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano; da República Argentina, Diana Mondino; da República Federativa do Brasil, Mauro Vieira; da República Oriental do Uruguai, Omar Paganini e do Estado Plurinacional da Bolívia, Celinda Sosa, reuniram-se na cidade de Assunção em 24 de janeiro de 2024.
Na ocasião, os Ministros consideraram a situação e as realidades atuais do processo de integração, bem como as perspectivas futuras do MERCOSUL, tanto internamente como nas suas relações externas. Concordaram em realizar um Seminário de Alto Nível no mês de março, por ocasião do 33º aniversário da assinatura do Tratado de Assunção, para refletir sobre o futuro do MERCOSUL.
Da mesma forma, abordaram as prioridades a serem promovidas pelo Paraguai no exercício da Presidência Pro Tempore do MERCOSUL, entre as quais se destacam: o fortalecimento do processo de integração, o desenvolvimento da integração física e das negociações externas, com vistas a alcançar resultados e ações concretas em benefício do bloco regional.
Em relação às negociações externas, indicaram que será uma prioridade concluir os aspectos pendentes das negociações com a União Europeia e chegar à assinatura de um acordo equilibrado para ambas as partes o mais rapidamente possível. Da mesma forma, concordaram em continuar o processo negocial com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) com o objetivo de finalizar a pronta assinatura do Acordo Comercial com o MERCOSUL.
A Presidência Pro Tempore indicou que a promoção das negociações com os Emirados Árabes Unidos será uma prioridade. Os Chanceleres dos Estados Partes comprometeram-se com seu apoio técnico no processo de incorporação da Bolívia ao MERCOSUL, nos termos das disposições do Protocolo de Adesão e da regulamentação vinculada ao processo de incorporação dos Estados Partes ao MERCOSUL.
Os Ministros concordaram sobre o papel da logística e do transporte multimodal para a competitividade do comércio exterior do bloco, destacando neste sentido a importância do Acordo de Santa Cruz de la Sierra que estabelece a Hidrovia Paraguai-Paraná como eixo de desenvolvimento e integração regional.
Finalmente, os Chanceleres expressaram seu agradecimento pela organização da reunião e desejaram sucesso à Presidência Pro Tempore do Paraguai.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Argentina.