Getting your Trinity Audio player ready...
|
Se você é amante da aventura e de experiências únicas, aliadas à degustação da deliciosa culinária caribenha, no Parque Nacional Tortuguero você encontrará um restaurante flutuante, como poucos no mundo, que lhe permitirá construir uma memória inesquecível para todos os sentidos.
Este é o restaurante “La Katonga” do Grupo Mawamba que, ao contrário de outros restaurantes flutuantes da Costa Rica, assenta em dois barcos que navegam pelo rio Tortuguero enquanto os clientes comem e apreciam a beleza cénica e a generosa biodiversidade sempre evidente por todo o lado.
“A Costa Rica possui uma gastronomia única, cheia de ingredientes, sabores, histórias de empreendedores que, aliadas às belezas naturais, permitem viver uma experiência única e inesquecível e ainda mais em um restaurante flutuante no imponente Rio Tortuguero.”, mencionou Ireth Rodríguez, chefe de promoção das TIC.
Eugenia Jurado, gerente comercial do Grupo Mawamba, empresa fundada na década de oitenta pelo marido e mulher Mauricio Dada e Norma Arrea, explicou como funciona esse peculiar restaurante.
“O Katonga foi construído com base em um barco e nele foi feita a construção do que é La Katonga como a conhecemos hoje. Não conheço outro restaurante que, além de flutuar, navegue enquanto desfrutamos; “É uma experiência única”, disse Jurado.
A estrutura do restaurante é composta por dois barcos de 50 passageiros, com dois motores de popa de 70 cavalos cada. O local tem capacidade para 20 pessoas, com cinco mesas para quatro clientes cada.
Uma história gastronômica e flutuante
O cardápio oferecido a bordo do La Katonga pretende ser inovador, resgatando parte das raízes costarriquenhas e caribenhas e por isso, a primeira entrada oferecida aos comensais é um ceviche de chuchu com leite de coco, muito utilizado no preparo de pratos caribenhos.
Para as saladas, usam abacate, tomilho e molho caseiro de amora, enquanto para os pratos principais as opções incluem peixe com leite de coco e açafrão; O pão servido a bordo é caseiro.
Como explicou Jurado, Katonga surgiu da criatividade de Mauricio Dada. “Devido a uma mudança de negócio em Tortuguero, encontrou disponibilidade de barcos e decidiu criar La Katonga há cerca de 10 anos”, referiu.
“A experiência em Tortuguero começou com Mauricio e Norma na década de 80, com um barco chamado La Mawamba, demoraram 7 horas para chegar a Tortuguero desde Moín, depois começou com a construção do Lodge e assim, aos poucos, La Mawamba deixa de funcionar, a partir disso é possível resgatar o leme, que é o que hoje dirige Katonga”, concluiu, sem antes convidar todos os turistas nacionais e internacionais a viverem pelo menos uma vez esta experiência.
Se você já deseja visitar este lugar mágico, lembre-se que para chegar a Tortuguero você pode fazê-lo em uma viagem de avião de 20 minutos desde o Terminal Doméstico do Aeroporto Internacional Juan Santamaría ou por via terrestre até o cais La Pavona, em Cariari, lá você pega um barco que o leva em uma viagem de uma hora enquanto aprecia a natureza até chegar ao centro de Tortuguero.
Parte da história deste restaurante pode ser conhecida no material audiovisual “Descobri uma Costa Rica de sabores”, produzido pelo TIC e publicado nas redes sociais da instituição com o objetivo de convidar os turistas nacionais a visitar a zona de Tortuguero e em. ao mesmo tempo saboreie seus deliciosos pratos.
Fonte: Instituto Costarriquense de Turismo (Luis Jara Cubillo).