Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Presidente da República Dominicana, Luis Abinader, juntamente com a vice-presidente Raquel Peña , chefiou o Quadragésimo Quarto Conselho de Ministros , no qual foi revisto o atual perfil econômico da República Dominicana.
Estas declarações foram feitas pelo ministro da presidência, José Ignacio Paliza , que destacou os avanços alcançados no campo econômico.
O ministro destacou que a República Dominicana é atualmente o país com maior crescimento da América Latina , com 5,6% registrados em agosto e um acumulado de 5,1% até agora neste ano.
Paliza mencionou que a inflação segue dentro da meta estabelecida de 4% mais menos 1%, conforme projeções do Banco Central.
Destacou também a estabilidade do emprego formal e a força das reservas internacionais , que ultrapassam os 14 milhões de dólares, enquanto o défice acumulado é de apenas 1,4% do PIB, que, se comparado com o ano anterior, na semana anterior, estão na mesma percentagem.
“Uma nota muito positiva porque, ao contrário do ano passado, este é um ano eleitoral e é costume nos governos anteriores abusar das finanças públicas em tempos eleitorais para utilizar plataformas governamentais para proporcionar rentabilidade política ”, sublinhou o ministro.
Informou que, a nível internacional, a República Dominicana subiu posições em vários indicadores de transparência e justiça . Segundo os índices da Transparência Internacional e do Fórum Econômico Mundial , o país melhorou 61 posições na justiça, 29 na transparência e 40 na estabilidade política.
Espera-se que estes avanços sejam consolidados com a aprovação de uma nova Constituição que promova maior clareza nos processos políticos e estabilidade da nação.
Outras conquistas destacadas pelo responsável incluem o avanço de 26 cargos na mobilidade social , 31 na institucionalidade e 17 na qualidade regulatória .
Em relação à pobreza , Paliza informou que a insegurança alimentar diminuiu de 8,3% para 4,6% nos últimos quatro anos, com o compromisso de continuar a reduzir este número no próximo período.
Assegurou também que as perspectivas económicas e sociais da República Dominicana são encorajadoras e as projecções para 2024 e 2025 são optimistas, sublinhando que estes indicadores oferecem uma base sólida para que cidadãos e instituições desenvolvam projectos com uma visão positiva para o futuro da País República Dominicana .
Fonte: Governo da República Dominicana.