Getting your Trinity Audio player ready...
|
A República Dominicana é a nona maior economia da América Latina e a segunda maior economia na região do Caribe e América Central. “O progresso econômico do país é exemplificado pela competitividade e abertura ao investimento que hoje oferece, pelo seu avançado sistema de telecomunicações, capacidade de serviço, entre muitos outros”, comenta a embaixadora da República Dominicana, Patricia Villegas de Jorge.
Em entrevista exclusiva ao Diplomacia Business, a embaixadora fala sobre a forte economia dominicana, o turismo e a data nacional do país, quando prédios brasileiros visualmente relevantes serão iluminados com as cores dominicanas, dia 27 de fevereiro. A diplomata destaca também o memorando de entendimento assinado recentemente pela República Dominicana com o Mercosul, que beneficiará as relações comerciais sobretudo com o Brasil. “Esta abordagem histórica vai definir um antes e um depois nas relações comerciais entre o Brasil e a República Dominicana. Os grupos de trabalho serão presididos pelos Ministros de Relações Exteriores da ambos os países”, explica. Veja a entrevista completa.
Diplomacia Business – A República Dominicana festeja sua data nacional este mês. Como serão feitas as comemorações?
Embaixadora da República Dominicana, Patricia Villegas de Jorge – Certamente, todo dia 27 de fevereiro a República Dominicana comemora a sua data nacional. Para o 2022, a fim de evitar aglomerações, vamos iluminar com as cores pátrias, os prédios icônicos de várias cidades do Brasil.
O que hoje o país mais tem a comemorar?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – A independência de um país sempre será motivo de comemoração, ainda mais 178 anos de soberania que hoje alcançamos sendo a nona maior economia da América Latina e a segunda maior economia na região do Caribe e América Central.
O progresso econômico do país é exemplificado pela competitividade e abertura ao investimento que hoje oferece, pelo seu avançado sistema de telecomunicações, capacidade de serviço, entre muitos outros. Em relação ao Brasil, o ano de 2022 será para comemorar o balanço de 2021, ano em que completamos 110 anos de relações diplomáticas e que ficará marcado como a decolagem perfeita pelas atividades desenvolvidas em prol do crescimento da amizade entre ambos os países.
A República Dominicana e o Mercosul estão se aproximando para facilitar investimentos e abertura comercial entre o país e esse bloco comercial. Recentemente, a Sra. e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Franco França, assinaram memorando de entendimento nesse sentido. O grupo de trabalho já começou suas reuniões? Quem preside e faz parte desse grupo?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – Felizmente, pelas instruções do presidente dominicano, Luis Abinader confiadas a esta missão e, após um trabalho intenso, o memorando de entendimento foi assinado no passado 16 de dezembro. Esta abordagem histórica vai definir um antes e um depois nas relações comerciais entre o Brasil e a República Dominicana. Os grupos de trabalho serão presididos pelos Ministros de Relações Exteriores da ambos os países.
Em novembro último, o ministro do Meio Ambiente da República Dominicana, Orlando Jorge Mera, visitou a Embrapa. Do encontro resultou alguma parceria? Em que áreas há interesse de cooperação?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – Durante a primeira visita do ministro de Meio Ambiente da República Dominicana ao Brasil, foram realizadas várias reuniões de aproximação com a Embrapa e outras autoridades brasileiras como o Ministério de Meio Ambiente do Brasil, a Universidade Federal do Paraná – UFPR e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do estado do Paraná. Ali, o ministro Orlando Jorge Mera deu início às tratativas para cooperação em temas relativos à floresta, médio ambiente urbano, laboratórios de sementes hibridas, planos de gerenciamento costeiro, gerenciamento de parques ecológicos, pinhos caribes e pinhos ilhote, além de um acordo de cooperação em matéria de tratamento de resíduos sólidos.
A República Dominicana possui grande floresta nativa. Como tem sido preservar essas áreas?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – A República Dominicana tem uma cobertura vegetal no solo de 41%. Nesse sentido, a nossa responsabilidade principal é preservar esse número. Para isso o Ministério de Médio Ambiente está realizando cursos de capacitação e educação a estudantes de todas as escolas públicas e privadas do país, voluntários de diferentes associações culturais e a todos os funcionários do Ministério de Meio Ambiente.
Como está o turismo hoje na República Dominicana?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – Graças às políticas governamentais orientadas a preservar a principal atividade econômica do país, continuamos avançando e rompendo recordes de visitação. Por exemplo, no mês de dezembro recebemos 728,335 turistas. Neste momento, a República Dominicana é a líder em recuperação do turismo na América Latina, superando em porcentagem de aumento de reservas ante outros países, após a pandemia.
Quais lugares da República Dominicana, a sra. indica como primordiais para se conhecer?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – A República Dominicana é um dos mais diversos países do Caribe em geografia e natureza. A sua paisagem vai desde o pico mais alto da região, o Pico Duarte, até ao corpo de água mais baixo, o Lago Enriquillo. Nossa terra abençoada possui um solo fértil e um povo que gosta de receber convidados com um sorrisão maravilhoso. Nesse sentido, não é possível falar apenas de Bahia das Águias, Punta Cana, Puerto Plata, Jarabacoa, ou até Samaná, se quiser observar baleias Jubarte, entre janeiro e março. Cada canto é interessante. Apenas posso convidar a todo mundo para viver a experiência da República Dominicana.
Quais as prioridades da embaixada da República Dominicana no Brasil para este ano?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – Trabalhar o Memorando de Entendimento assinado com o Mercosul, aperfeiçoar o Acordo de Cooperação com Embrapa aos fins de capacitar nossos técnicos agrícolas nas instalações e sob a supervisão da Embrapa. Colaborar com o Ministério de Turismo do Brasil de forma que possa receber capacitação do Ministério de Turismo da República Dominicana no tratamento dos serviços turísticos no momento da pandemia. Capacitação dos bombeiros florestais dominicanos pelos Bombeiros Militares do Brasil, acordos de cooperação entre as Forças Armadas do Brasil e a forças armadas da República dominicana para a capacitação em matéria de segurança fronteiriça. Estreitamento das relações políticas entre o Brasil e a República Dominicana.
Como estão as relações comerciais entre o Brasil e a República Dominicana? Em que áreas há mais oportunidades de negócios em seu país?
Embaixadora Patricia Villegas de Jorge – O acordo com o Mercosul propiciará que o espaço de convergência entre o mercado dominicano e brasileiro de bens, tanto quanto de serviços, possa crescer de forma robusta no sentido de aumentar a capacidade dos brasileiros de consumir os produtos dominicanos e visitar a República Dominicana. Brasil, pela sua parte irá aproveitar o território dominicano para explorar acordos comerciais que a República Dominicana tem em andamento com outras regiões e países.