Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Vice-Ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Víctor Verdún, reuniu-se com o representante do ACNUR, Karmen Sakhr, na sede da Chancelaria Nacional.
Na ocasião abordaram questões relacionadas com a proteção de migrantes e refugiados na República do Paraguai.
Foi feita uma apresentação sobre as tendências e desafios enfrentados pelos refugiados no nosso país, destacando números atualizados e as principais conquistas em termos de inclusão social e laboral.
O representante do ACNUR enfatizou o trabalho que está sendo realizado pelo CONARE no Paraguai, especialmente no que se refere à proteção dos deslocados devido à situação que enfrenta a República Bolivariana da Venezuela.
Destacou o exemplo que nosso país representa para a região e destacou que a proteção dos refugiados no Paraguai constitui uma experiência que deve ser compartilhada com os países da região.
A reunião terminou com um consenso geral sobre a importância da colaboração interinstitucional e internacional para proteger os direitos dos migrantes e refugiados. Concordou-se em realizar um monitoramento para avaliar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário, de acordo com as disposições do Plano Plurianual de Fortalecimento Institucional do CONARE, a fim de continuar o excelente trabalho realizado pela República do Paraguai em matéria de proteção internacional das pessoas forçadas a migrar.
Também participaram do encontro o presidente do CONARE, Carlos Vera, e a secretária executiva do CONARE, Martín Giret, e do ACNUR, Juliana Bello.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores do Paraguai.