Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Benim, Olushegun Adjadi Bakari, recebeu esta terça-feira, 3 de dezembro de 2024, o seu homólogo gambiano, Mamadou Tangara. A reunião enquadra-se nas consultas bilaterais entre o Benim e a Gâmbia e permitiu aos dois Ministros discutir vários assuntos de interesse comum.
Recebido à sua chegada pelo seu homólogo beninense, Tangara, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Gambianos no Estrangeiro, falou com Bakari. Entre os assuntos discutidos, a situação na sub-região e fora dela, em particular os desafios enfrentados pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da qual o Benim e a Gâmbia são membros. As discussões permitiram constatar uma convergência de opiniões dos dois Ministros em vários pontos. O Ministro Mamadou TANGARA está empenhado em trabalhar para fortalecer as relações bilaterais do seu país com o Benin.
Na sua primeira visita ao Benim, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Gambianos no Estrangeiro disse estar impressionado com o desenvolvimento em curso no Benim. Tangara destaca particularmente a construção de infraestruturas nas cidades do país e a luta do Chefe de Estado Patrice Talon pela devolução dos tesouros reais ao Benin.
Esta abordagem do Presidente da República fortalece o conhecimento da história e da cultura do Benim, um dos pré-requisitos para o acesso ao desenvolvimento. As ações são de longo prazo e beneficiarão as gerações futuras.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia também levou uma mensagem do Presidente de sua terra natal, Adama Barrow, ao seu irmão e amigo, Patrice Talon. O Chefe de Estado gambiano enviou as suas felicitações ao Presidente beninense pela consolidação da paz na sub-região. “Vou relatar todas as coisas bonitas que vi aqui”, disse Tangara, antes de acrescentar que “Benim é uma fonte de inspiração”.
Fonte: Governo da República do Benin.