O governo britânico anunciou esta semana que fará um investimento de 2,5 milhões de libras (cerca de R$ 19 milhões) para o que será o maior laboratório ao ar livre do mundo. Haverá uma parceria do serviço de meteorologia do Reino Unido com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
O AmazonFACE é um experimento climático inédito. A proposta é liberar em pequenas áreas florestais um volume controlado de dióxido de carbono, simulando como o meio ambiente pode responder às mudanças ambientais no futuro. Os dados coleados pelos pesquisadores são fundamentais para melhorar os orçamentos do mercado de carbono e desenvolver soluções detalhadas para vários cenários de emissões para florestas tropicais.
Nesta segunda semana de negociações da Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP26), em Glasgow, líderes e especialistas debatem como honrar as promessas de auxiliar as nações em desenvolvimento a se adaptarem às altas temperaturas que causam secas, inundações e incêndios florestais com frequêmcia cada vez maior.
A pesquisa inédita em florestas tropicais tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a colaboração do Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) – em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, participou do evento e destacou que o Brasil “tem uma relação muito longa e especial de colaboração com o Reino Unido”.
Morales destacou que recentemente o MCTI aprovou verba no âmbito do FNDCT para a instalação de um laboratório do projeto Salas (Sistema Amazônico de Laboratórios Satélite) na área do AmazonFACE.
O projeto prevê a construção de 50 laboratórios na região Amazônica, sendo que três já foram entregues, com o objetivo de melhorar o suporte à pesquisa na região, em especial para conhecer o potencial biotecnológico e induzir o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas em biodiversidade.
Deixe seu comentário