Na última quinta-feira (30/09), às 15h, foi realizada a Solenidade de Entrega do projeto de reforma do salão multiuso da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Vargem Bonita (ACENBVB), na área rural do Park Way (DF), iniciativa viabilizada por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC), do Governo do Japão.
O contrato de doação, estimado em US$ 74 mil, foi assinado em setembro de 2019 para a execução do projeto pela ACNBVB. A associação atua em prol da saúde e bem-estar da comunidade local, trabalhando principalmente em benefício dos cidadãos da terceira idade e proporcionando um espaço de convívio social com o apoio mútuo da comunidade local desde a fundação, em 1958.
No projeto executado com o apoio do Governo do Japão, foram instaladas rampa de acesso no salão multiuso para pessoas com locomoção limitada e cerca de segurança no campo de beisebol, com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro e tranquilo e para que, assim, mais pessoas da comunidade possam realizar atividades no local.
Representando a Embaixada do Japão, estiveram presentes na solenidade o Embaixador do Japão, Akira Yamada e a Secretária Kanako Cristóvão. O presidente da ACNBVB, Hiromi Geraldo Niho, também participou da cerimônia e acompanhou a visita aos locais reformados.
Em nome do Governo do Japão, a Embaixada do Japão no Brasil espera que este projeto possa beneficiar na ampliação das atividades da comunidade Nikkei e na melhoria de serviço social do Brasil, e que esta iniciativa possa fortalecer ainda mais os laços de amizade entre o Brasil e o Japão.
Além disso, a Embaixada espera que a ACNBVB, a pioneira da associação nipo-brasileira no Park Way, possa continuar a promover atividades tais como práticas desportivas, que possam contribuir na melhoria da qualidade de vida e na revitalização da comunidade local.
APC
O APC é um programa do governo japonês, cujos recursos provêm dos impostos do contribuinte japonês e que teve o início no Brasil em 1999. O programa vem auxiliando áreas que priorizam benefícios diretos às comunidades locais, tais como assistência médica, educação, assistência social oferecendo recursos para construções, reformas, aquisições de materiais, equipamentos, automóveis entre outros.
* Texto enviado pela Embaixada do Japão
Deixe seu comentário