Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Bélgica no Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. está realizando a exposição “Respeitai a natureza, respeitai os povos: diários de viagem – Fotografias do Rei Leopoldo III, Brasil 1962-1964″.
A mostra fotográfica foi inaugurada no dia 13, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com a presença do Embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, e da Princesa Marie-Esméralda Adelaide Lilian Anne Léopoldine, da Bélgica.
A exposição traz 44 fotos com registros de etnias indígenas e paisagem da região amazônica, pelo olhar do Rei Leopoldo III no período em que esteve no Brasil. O objetivo é destacar os principais elementos da natureza brasileira, e principalmente, a Amazônia. Além disso, também mostra as condições de homens, mulheres e crianças, destacando as marcas deixadas pelo monarca de várias décadas.
A exibição é gratuita, e acontece no Centro Cultural Palácio da Justiça, até o dia 25 de junho, de quarta-feira a sábado, das 9h às 17h.
“É uma grande emoção ver as fotos do meu pai, que eu conheço muito bem, expostas aqui. Ele tinha um grande carinho pela Amazônia, muita admiração pelo povo indígena”, afirmou a princesa belga, que foi a Manaus especialmente para abertura da mostra.
O embaixador Patrick Herman lembra que as visitas do rei aconteceram há 60 anos. As fotos da exposição, que iniciou em Bruxelas, já foram exibidas em centros culturais em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Viena, na Áustria. Após o encerramento em Manaus, seguirá para Berlim, na Alemanha.