Getting your Trinity Audio player ready...
|
O primeiro-ministro de Malta, Robert Abela, do Partido Trabalhista, venceu as eleições legislativas deste domingo (27), que foram marcadas por abstenção recorde na história do pequeno arquipélago europeu.
Os resultados finais foram divulgados somente nesta segunda, com os trabalhistas obtendo a maioria absoluta dos votos válidos. O Partido está há nove anos no poder e agora, Robert – filho do ex-presidente George Abela – terá mais cinco.
“Este resultado exige que assumamos mais responsabilidades”, disse Abela a seus apoiadores na cidade de Naxxar, onde a contagem foi realizada. Seu mandato até aqui foi marcado pelo combate à pandemia de covid-19 e promessas de fim da corrupção.
Cerca de 85% dos eleitores foram às urnas, segundo a Comissão Eleitoral, nível historicamente mais baixo desde a independência do país, em 1964.
Este é o primeiro mandato conquistado nas urnas por Abela, nomeado chefe de governo após a renúncia de Joseph Muscat, no início de 2020, após suspeitas de corrupção. É também a primeira eleição nacional em que os malteses entre 16 e 18 anos puderam votar.
* Com informações das agências.