Getting your Trinity Audio player ready...
|
O primeiro-ministro da República Democrática do Congo (RDC), Sama Lukonde Kyenge, inaugurou na quinta-feira um centro de dados no Ministério das Finanças, um projeto construído pela gigante chinesa de tecnologia Huawei.
Antes de cortar a fita do data center, o primeiro do gênero no país, o primeiro-ministro congolês elogiou o projeto em seus comentários, dizendo que ele demonstra a cooperação entre a RDC e a China, já que o data center desempenhará um papel importante no progresso social da RDC.
Ao agradecer ao governo chinês e ao Banco de Exportação e Importação da China, o ministro das Finanças do Congo, Nicolas Kazadi, disse que esse centro de dados promoverá a modernização, a boa governança e a campanha anticorrupção no país.
Zhao Bin, embaixador chinês na RDC, descreveu o centro como “uma grande conquista da cooperação sino-congolesa” no campo da informação digital.
De acordo com Zhao, o centro permitirá que a RDC acelere sua integração ao setor global de tecnologia da informação e comunicação e, finalmente, dê um novo impulso à sua transformação e desenvolvimento econômicos.
Chen Mingliang, diretor geral da Huawei RDC, observou que o centro de dados é um “símbolo poderoso” da colaboração entre a Huawei e a DRC, afirmando que sua empresa fará o possível para garantir a segurança cibernética desse projeto.
O centro de dados, financiado pelo Banco de Exportação e Importação da China, permitirá que as autoridades congolesas centralizem, mesclem, protejam e armazenem informações sobre atividades de gestão financeira, o que contribuirá ainda mais para a inovação nacional e o crescimento econômico.