O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, declarou sua vitória após o primeiro turno das eleições presidenciais esta semana, garantindo mais um mandato e deverá continuar no cargo até 2027.
De acordo com os resultados do Partido Progressista Sérvio (SNS), ele ganhou com 59,8% dos votos, enquanto a coalizão em torno do SNS no poder teve 44% da votação nas eleições parlamentares.
“Acredito que estamos enfrentando inúmeros desafios, mas que o mais importante para a Sérvia é ter boas relações na região, continuar no caminho europeu, mas não perder as amizades tradicionais”, disse Vucic em discurso na sede do seu partido.
Vucic agradeceu a seus parceiros de coalizão do governo anterior, incluindo o Partido Socialista da Sérvia (SPS) e a Aliança dos Húngaros da Voivodina (SVM), anunciando a possibilidade de mais parceria. Ele disse que seus resultados foram baseados nos votos contados de 85% das assembleias de voto. A Comissão Eleitoral da República Sérvia (RIK) publicou os resultados na segunda-feira (4).
Cerca de 6,5 milhões de eleitores registrados votaram no último domingo para escolher entre oito candidatos presidenciais e 19 partidos ou coligações para o parlamento.
Deixe seu comentário