O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, discutiu formas de melhorar as relações bilaterais e as perspectivas de cooperação com Mohammed Shiaa’ Al Sudani, primeiro-ministro da República do Iraque. Mohamed bin Zayed deu as boas-vindas ao primeiro-ministro iraquiano em Qasr Al Watan e analisou com ele as vias de cooperação conjunta nos setores econômicos, comerciais, de investimento e de desenvolvimento, bem como as oportunidades de desenvolvê-las ainda mais.
As duas partes fizeram também um balanço das últimas questões regionais e globais de interesse mútuo, afirmando as suas visões idênticas em relação a muitas destas questões, em especial os esforços destinados a encontrar acordos pacíficos para disputas e crises regionais e a impulsionar os esforços diplomáticos para satisfazer as aspirações dos povos da região de estabilidade e prosperidade.
No início do encontro, o presidente emiradense estendeu as saudações a Al Sudani pela ocasião da 25ª Copa do Golfo Árabe (Khaleeji Zain 25) em Basra. Disse ainda que os laços bilaterais entre os EAU e o Iraque estão profundamente enraizados. Observou que o Iraque é um país especial para os Emirados, e que o país apoia tudo o que deve ser feito para realizar os interesses do povo iraquiano, alcançando a unidade, soberania e prosperidade do Iraque.
Al Sudani agradeceu Mohamed pela recepção, elogiando a postura histórica dos Emirados Árabes Unidos de apoiar o Iraque. “Vamos reforçar os laços históricos entre os nossos países”, disse. Al Sudani salientou então que o seu país passou por muitas dificuldades, mas conseguiu ultrapassá-las, frisando que o Iraque faz parte da atual solução na região e que vai recuperar o seu papel de liderança, devido ao apoio dos Emirados Árabes Unidos e de outros países.
Com informações de Agência de Notícias dos Emirados