O evento voltado para os observadores internacionais que vão acompanhar as Eleições 2022, realizado nesta quinta-feira (29) teve abertura do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.
Participaram também a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, e o chefe da Missão de Observação da União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE), Lorenzo Córdova.
Segundo o ministro Alexandre de Moraes, as eleições deste ano simbolizam o respeito à democracia como único regime político onde todo poder emana do povo e deve ser exercido pelo bem do povo, para garantir o crescimento e fortalecimento da República brasileira.
O presidente da UNIORE, durante o discurso, lembrou que a democracia é o caminho mais civilizado que o mundo encontrou para enfrentar e resolver os seus desafios. “A democracia só perdura quando são praticados os princípios de respeito às eleições e aos resultados, não apenas daqueles que obtém o triunfo. Ela é único recurso para a luta pacífica política”, destacou Lorenzo Córdova.
Ao final do discurso, ele entregou dois relatórios da UNIORE: o primeiro sobre missão realizada em agosto deste ano e o segundo, mais técnico, sobre o sistema de votação que vai ser utilizado no próximo domingo.
“Nesse relatório constata-se a confiança do próprio mecanismo, reforçando que ele é uma referência para todos os países”, disse.
Os convidados internacionais vão participar de extensa programação até domingo (2), quando devem visitar diversos locais de votação e, ao final do dia, serão recebidos no TSE para acompanhar a totalização dos resultados.
* Com informações do TSE.
Deixe seu comentário