O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, convidou governantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e Honduras para formarem uma aliança econômica anti0inflação.
“Vamos realizar um plano anti-inflação, ajuda mútua para o crescimento, intercâmbio econômico comercial com os países latino-americanos”, afirmou o presidente mexicano em entrevista coletiva. “Chanceleres, ministros das finanças, economia e comércio vão começar a trabalhar para encontrar trocas na importação e exportação de alimentos e outros bens com o objetivo de enfrentar conjuntamente o alto custo de vida”, explicou.
O chefe de Estado mexicano lamentou que a subida dos preços é um “fenômeno mundial” e que vai além das medidas de cada país, sendo “acelerada pela guerra na Ucrânia”.
Oficialmente, nenhum país confirmou ainda sua participação no primeiro encontro, virtual, marcado para 5 de abril. Segundo Obrador, esse será o primeiro passo, com reuniões presenciais com cada um dos mandatários posteriormente.