Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, reafirmou o compromisso do país aisático em apoiar os esforços globais para combater as alterações climáticas e a transição para as energias renováveis. O presidente fez a declaração após reunião bilateral com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no Rio de Janeiro, no domingo (17/11).
“O Secretário-Geral da ONU expressou sincero apreço pela posição da Indonésia em várias questões, particularmente nas alterações climáticas. A Indonésia apoia fortemente os esforços na tomada de medidas para reduzir as emissões de carbono e a Indonésia tem a intenção, os planos e a capacidade de fazer a transição para as energias renováveis”, disse ele no seu comunicado de imprensa.
De acordo com o Presidente Prabowo, a Indonésia tem um elevado potencial no desenvolvimento de energia verde, incluindo energia geotérmica, hidrelétrica, solar e bioenergia.
“A Indonésia é atualmente considerada um país importante e Guterres expressou esperança de que a Indonésia continue a tomar medidas proativas e de apoio”, disse ele, acrescentando que o Secretário-Geral da ONU também expressou apreço pelas medidas que a Indonésia tomou.
O Presidente salientou ainda que a reunião reafirmou a posição da Indonésia como parceiro estratégico na cena internacional, especialmente nas alterações climáticas e outras políticas globais, e sublinhou o compromisso da Indonésia com a transição energética verde sustentável como uma contribuição para o desenvolvimento global. “Esperamos poder alcançar a emissão líquida zero. Estamos indo para lá”, comentou.
Fonte: BPMI da Secretaria da Presidência da Indonésia /ABD.