Com apoio do Itamaraty, da Agência Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, e da Apex-Brasil, o presidente Jair Bolsonaro ofereceu um almoço de negócios aos Embaixadores dos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O Ministro Carlos França e as demais autoridades puderam apreciar a excelente qualidade da carne brasileira.
A ASEAN reúne 10 países do Sudeste Asiático, que formam a quinta economia mundial, com mercado de 660 milhões de consumidores. O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a assinar o Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático. A expectativa é que seja aceito como um Parceiro do Diálogo Setorial da ASEAN, que poderá alavancar o comércio exterior com a Ásia.
Em junho, o Brasil pleiteou parceria de diálogo setorial com a Associação, que é nosso terceiro maior parceiro comercial, com exportações brasileiras de US$ 13 bilhões de janeiro a agosto de 2021. Nesse período, nossas vendas de carne já superaram US$ 730 milhões e há enorme potencial de crescimento.
O Comitê ASEAN de Brasília é composto de sete missões diplomáticas ou embaixadas: Indonésia, Malásia, Tailândia, Mianmar, Vietnã, Filipinas e Cingapura. Atualmente, é presidido por Edi Yusup, embaixador da Indonésia.