O secretário-geral da ONU anunciou, nesta quarta-feira, os nomes que vão compor o grupo dos defensores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável numa tentativa de fazer avançar a agenda até 2030.
A primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley e o chefe do governo canadense Justin Trudeau irão copresidir a iniciativa que conta com outros 14 defensores incluindo a Rainha Mathilde, da Bélgica, o ator americano Forest Whitaker e a ativista e ex-primeira dama de Moçambique, Graça Machel.
Campanha extensa
Segundo o líder das Nações Unidas, António Guterres, o grande número de crises afetando o mundo ameaça o cumprimento dos ODS, que são o caminho para construir um mundo mais saudável, mais verde e sustentável até o prazo estabelecido pela ONU de 2030.
A primeira-ministra de Barbados afirmou que este é o momento de avançar com a agenda aproveitando a Década de Ação e Entrega dos ODS. Mottley tem defendido uma campanha extensa pelo combate à mudança climática e pelo perdão da dívida externa de países de renda média e pequenas ilhas.
Crise climática
No ano passado, ela recebeu o título de Campeã da Terra pela liderança na área.
Já o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que vai trabalhar com outros governos e convencer seus colegas a acelerar o progresso da Agenda 2030.
Ele tem sido um grande defensor do combate à crise climática e à proteção da natureza assim como a autonomia a meninas e mulheres e uma recuperação resiliente da pandemia da Covid-19.
Promessa
Os defensores dos ODS são um grupo de líderes influentes que apoiam o secretário-geral da ONU a aumentar a ambição global por ação para cumprir a promessa dos 17 Objetivos.
Mottley e Trudeau substituem o presidente de Gana Nana Addo Dankwa Akufo-Addo e a ex-primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, que lideraram o grupo desde 2016 e 2014, respectivamente.
Os demais defensores são:
- A Rainha Mathilde da Bélgica
- Sua Alteza Real, Muhammadu Sanusi II, 14º Emir de Kano
- Sua Alteza Real, Sheikha Moza bint Nasser do Catar
- BLACKPINK, K-pop Girl Group
- Richard Curtis, roteirista e diretor de filmes
- Hindou Ibrahim, ativista de ação climática e direitos indígenas
- Graça Machel, fundadora e presidente do Conselho, Graça Machel Trust
- Dia Mirza, atriz, embaixadora da Boa Vontade do Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.
- Valentina Muñoz Rabanal, ativista STEM
- Edward Ndopu, intelectual, humanitário e fundados do A BILLION REASONS
- Jeffrey Sachs, diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia
- Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz, fundador of Kailash Satyarthi Children’s Foundation
- Brad Smith, presidente da Microsoft Corporation
- Forest Whitaker, fundador e CEO, Whitaker Peace & Development Initiative, enviado especial da Unesco para Paz e Reconciliação.
Deixe seu comentário