O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, nesta quarta-feira, 18, em seu gabinete, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu. Durante a visita de cortesia, que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Fabiano Oliveira, eles conversaram sobre o estreitamento de laços, futuras parcerias e sobre a possibilidade de investimentos portugueses na capital sergipana. A passagem do embaixador de Portugal por Sergipe se deu em virtude da posse da diretoria da 19ª Câmara de Comércio, Serviços, Indústria e Turismo Brasil – Portugal, constituída pela primeira vez em Sergipe. Edvaldo participou da solenidade na manhã desta quarta.
“Fico muito feliz por receber o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Armando Abreu, que teve a sua diretoria empossada na manhã de hoje. Essa é uma instituição que será muito importante para nosso estado, visto que, através dela, poderemos não apenas fortalecer os laços com Portugal, mas também trabalhar para a possibilidade de novos investimentos para Aracaju e Sergipe. Neste momento em que o Brasil vive, de retomada econômica, é fundamental que os entes federados busquem o fortalecimento de relações internacionais também para que o país avance, não apenas o governo federal”, destacou o prefeito.
Com relação às possíveis parcerias, Edvaldo lembrou também a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e ressaltou que a nova pasta poderá “ser um importante caminho para a atração de investimentos em áreas com grande potencial, como a tecnológica”. “A partir desta nova secretaria e desta aliança que se concretiza hoje, poderemos enviar delegações sergipanas para Portugal, assim como receber delegações portuguesas em nosso estado para, a partir desses intercâmbios, conhecermos os novos mercados, atraindo investimentos, principalmente para Aracaju em áreas como o turismo, desenvolvimento econômico e tecnologia. Além disso, criaremos oportunidades para a troca de conhecimentos. Não tenho dúvida que novas perspectivas se abrirão, a partir de agora”, frisou.
Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo relembrou ainda as ações que são executadas pela Frente para fortalecer as relações com entidades portuguesas, através de associações, e informou, ainda, sobre a viabilização de uma delegação de prefeitos à Portugal, no mês de abril, para conhecer as potencialidades portuguesas e fortalecer, ainda mais, as relações luso-brasileiras. “Inclusive, através deste acordo que foi firmado entre a Câmara Portuguesa e o Governo, vamos ver também sobre a possibilidade da formação de uma delegação de empresários sergipanos que possa fazer essa primeira viagem para o estreitamento dos laços”, completou.
O embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos revelou sua “grata satisfação”, por vir à Sergipe para o “aprofundamento das relações luso-brasileiras, abrindo uma janela de grandes oportunidades para ambos”. “É um grande prazer estar aqui e poder estreitar essa relação para o fortalecimento da rede de comércio de Portugal no Brasil. Penso que será uma bela oportunidade e que abrirá caminhos para investimentos em diversos setores. Aproveitei para agradecer ao prefeito pela parceria que tem e que vai ter com as instituições que promovem Portugal na capital, como a Câmara de Comércio que nasceu hoje e também trocamos impressões sobre a situação do Brasil, de Portugal, sobre a possibilidade de comércio, da parte cultural, enfim, foi uma reunião muito útil.É um bom momento”, expressou.
*Com informações de Prefeitura de Aracaju.
Deixe seu comentário