Getting your Trinity Audio player ready...
|
Portugal reabriu as fronteiras para brasileiros. A única exigência é a apresentação de um teste negativo (PCR ou antígeno) para covid-19. O teste molecular PCR precisa ser emitido até 72 horas antes do embarque, enquanto o teste rápido de antígeno deve ter no máximo 48 horas.
A comprovação poderá ser exigida no check-in e despacho de bagagem, no embarque e no balcão de imigração em Portugal. Os viajantes com Certificado Digital de Vacinação contra Covid da União Europeia estão isentos da apresentação de teste.
Não é preciso que se cumpra quarentena na chegada, como exigem alguns países europeus. Por enquanto, atestado de vacinação não é obrigatório, mas recomenda-se que aqueles que já o possuem levem consigo o documento. O decreto português não faz menção sobre o reconhecimento das vacinas aplicadas em massa no Brasil de origem chinesa, que não possuem aprovação da agência Europeia de Medicamentos (EMA). Um grupo de estudo trabalha em um acordo bilateral para a autorização em Portugal.
O governo português oficializou a medida que vale a partir de hoje, 1º de setembro. A decisão foi divulgada no Diário da República e passa a valer a partir de hoje até 16 de setembro, quando poderá ser renovado. As novas regras aplicam-se para qualquer tipo de viagem, mesmo as não essenciais.